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Title: Problemática assistencial, sociocultural e educativa nas aldeias e missões do Real Colégio de Olinda (séculos XVII e XVIII) : contributos para a história indígena e do ensino do português no Brasil
Authors: Leitão, Ana Rita Bernardo, 1978-
Advisor: Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-
Grosso, Maria José dos Reis, 1953-
Keywords: Companhia de Jesus - Brasil - séc.17-18
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Brasil- séc.17-18
Índios sul-americanos - Brasil - séc.17-18
Teses de doutoramento - 2012
Issue Date: 2011
Abstract: Tendo por finalidade primordial reflectir o processo de introdução da língua portuguesa em meio indígena, sugere-se uma digressão pelas políticas empreendidas pela Coroa ao longo dos séculos XVII e XVIII, empenho de missionários e professores régios, metodologias de ensino e problemáticas associadas ao impacto da aprendizagem. Contexto, agentes, processos e recursos constituem, por isso mesmo, uma parte vital no estudo da dinâmica das aldeias e missões adstritas ao Real Colégio de Olinda durante este largo arco temporal, assim como dos objectivos e impactos da transição daqueles povoados em vilas indígenas, perante a aplicação da Direcção dos índios no governo de Pernambuco. Alvo de lutas, perseguições e descimentos forçados, quando não eram acometidos pelos grilhões do cativeiro, vários grupos haviam encontrado nas aldeias missionadas o seu último reduto. Espaço de profunda diversidade étnica, linguística e cultural, a sua gestão iria requerer uma constante negociação de interesses e direitos, mesmo quando a lei os parecia proteger. Do conjunto de expedições e estabelecimentos missionários que a Companhia de Jesus foi desenvolvendo nas capitanias de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, restariam, à data da expulsão, sete missões jesuítas no Nordeste. Ambicionadas pela sua dinâmica e projecção demográfica, económica e social, as comunidades ali reunidas conheceriam vicissitudes e sucessos que aqui pretendemos retratar através de uma visão de conjunto, desde as suas digressões pelos sertões até à convivência e integração na sociedade luso-brasileira.
Having as its main aim a reflection on how the Portuguese language was introduced into indigenous milieux, it seems apt to make a digressive survey of the policies pursued by the Crown during the seventeenth and eighteenth centuries, of the missionary efforts and teachers employed by the Crown, as well of teaching methods and problems associated with the impact of learning. Context, agents, processes and resources are, therefore, a vital part of the study of the dynamics of the villages and missions attached to the Royal College of Olinda during this time, as well as of the objectives and impacts of the transition of those villages into Indian villages, before the application of the Direcção of the Indians in the government of Pernambuco. Targets of struggle, persecution and forced Indian enslavement when they were not affected by the chains of captivity, several groups found in the missionary village their last redoubt. A place of ethnic, linguistic and cultural diversity, its management would require a constant negotiation of interests and rights, even when the law seemed to protect them. Out of all the expeditions and missionary establishments that the Society of Jesus developed in the captaincies of Pernambuco, Paraiba, Rio Grande do Norte and Ceara, only seven would remain at the time of their expulsion in the Northeast. Envied for their dynamism and their demographic, economic and social profile, the communities that gathered there knew the vicissitudes and successes that we intend to portray here through an overview, from their detours through the hinterland through to the period of coexistence and integration in the Luso- Brazilian society.
Description: Tese de doutoramento, História (História e Cultura do Brasil), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/6044
Appears in Collections:FL - Teses de Doutoramento

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