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Título: Trajectórias de vida e frequência do processo de RVCC NS : uma análise ao caso do Centro Novas Oportunidades de Benavente
Autor: Fonseca, Isabel Alexandra da Silva Brito, 1971-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Aprendizagem ao longo da vida
Validação de competências
Histórias de vida
Trabalhos de Projecto de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: O ponto de partida deste trabalho de projecto assenta na realização de uma narrativa autobiográfica sobre o percurso formativo, profissional e social da autora, por forma a identificar-se momentos, pessoas e contextos de vida significativos, bem como aprendizagens realizadas, articulando-o com o suporte teórico sobre o processo de formação de adultos. Este trabalho aborda a temática da formação de adultos de um ponto de vista humanista, holístico e sistémico, centrando-se nas políticas públicas de educação de adultos e na sua evolução ao longo do tempo, bem como nos conceitos de aprendizagem formal, não formal e informal. Neste sentido, foram abordadas diversas questões associadas a esta problemática, designadamente as políticas adoptadas ao nível da UNESCO, da UE e em Portugal, a perspectiva da educação permanente e da aprendizagem ao longo da vida, recorrendo-se aos conceitos da lógica emancipatória e da lógica da gestão de recursos humanos. Tendo em vista a compreensão do modo como os contextos e trajectórias de vida dos adultos favorecem ou potenciam a frequência do Processo de RVCC NS, recorreu-se à realização de um estudo de caso, fazendo-se uma comparação entre o contexto nacional e o contexto local e articulando-se os resultados obtidos com o enquadramento teórico de referência.
This working project begins with an autobiographical narrative about the formative, professional and social life of the author, in order to recognize significant moments, persons and life contexts, as well as what was learned, articulating them with the theoretical support used in this work. This work refers to adult learning in a humanist, holistic and systemic point of view. In order to do it, the document contains information about the adult educational public measures and its evolution, as well as the concepts of formal, non-formal and informal learning. This problematic was analyzed according to the political measures of UNESCO, European Union and Portugal, and also according to the perspectives of permanent education and lifelong learning, regarding the concepts of the emancipatory perspective and the human resources management perspective. In order to understand how the adult contexts and life trajectories contributes for the frequency of the RVCC NS Process, a case study was made. The results of the case study were compared with the national results in articulation with the theoretical support used in this work.
Descrição: Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6046
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