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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6047

Título: Inspecção-Geral de Educação
Autor: Baldé, Umarú, 1972-
Orientador: Afonso, Natércio, 1948-
Palavras-chave: Administração educacional
Sistema educativo - Portugal
Administração pública
Inspecção-Geral da Educação (Portugal)
Relatórios de Estágio de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Este relatório refere-se ao estágio curricular, realizado no âmbito do mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Administração Educacional, que decorreu na Inspecção-Geral da Educação (IGE). Este estudo pretende analisar o funcionamento e as principais actividades da IGE adaptáveis à realidade educativa da Guiné-Bissau e tem como três principais objectivos: 1. Analisar o funcionamento e as principais actividades da IGE adaptáveis à realidade educativa da Guiné-Bissau. 2. Conhecer as competências de um técnico-administrativo de um quadro superior em administração da educação. 3. Adquirir competências no âmbito das relações inter-pessoais e institucionais num serviço da administração pública. O estudo integra uma componente de natureza de investigação de pequena escala com o objectivo de conhecer o sistema educativo da República Portuguesa e a caracterização da sua Inspecção-Geral, bem como o desenvolvimento da actividade de inspecção da educação da Guiné-Bissau. Por outro lado, tendo em conta uma actividade da IGE – Organização do Ano Lectivo – procurou-se pensar que acções poderiam vir a ser implementadas na Guiné-Bissau, pois neste país, apesar de terem havido progressos, em particular, no funcionamento da Inspecção da Educação e, em geral, no próprio sistema educativo prevalecem ainda situações que suscitam a necessidade de implementação de medidas de controlo e de acompanhamento em relação ao funcionamento das escolas. Confirma-se ainda a necessidade de dotar os inspectores com competências técnicas mais específicas.
Ce rapport se réfère au programme de formation pour le Master of Science de l'éducation dans le domaine de spécialisation en administration scolaire tenue à l'Inspection générale de l'éducation. L'étude vise à analyser le fonctionnement et les principales activités de GSE adaptable à la réalité de l'éducation en Guinée-Bissau et a eu trois objectifs principaux: 1. Analyser le fonctionnement et les principales activités de GSE adaptable à la réalité éducative de la Guinée-Bissau. 2. Connaissant les compétences d'un cadre technique et administratif d'une administration scolaire plus élevé. 3. Acquérir des compétences dans le cadre d'inter-personnels et institutionnels dans un ministère du gouvernement. L'étude comprend une composante de la nature recherches à petite échelle dans le but de satisfaire le système éducatif de la République portugaise et la caractérisation de son inspection (IGE), ainsi que le développement de l'activité d'inspection de l'éducation en Guinée-Bissau. D'autre part, étant donné une activité de la GSE - Organisation de l'année académique - des mesures qui pourraient éventuellement être mis en oeuvre en Guinée Bissau. Pour les résultats, bien qu'il y ait eu des progrès dans le fonctionnement de l'Inspection de l'Education, en particulier, et le système éducatif en général, sont toujours des situations courantes qui causent la mise en oeuvre des mesures de contrôle et de surveillance sur le fonctionnement des écoles. D'autre part, confirme la nécessité de fournir aux inspecteurs d'expertise technique.
Descrição: Relatório de Estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6047
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

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