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Título: Mudanças no currículo de formação inicial de professores do 1.º ciclo no quadro de Bolonha
Autor: Santos, Cátia Filipa Marques dos, 1983-
Orientador: Esteves, Maria Manuela, 1949-
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Processo de Bolonha
Ensino básico (1º ciclo)
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Com este estudo, pretendemos descrever o decurso do processo de reformulação curricular decorrente do Processo de Bolonha de um curso de formação de professores do 1.º Ciclo, no contexto de uma instituição de ensino superior. Procurámos conhecer as expectativas iniciais dos entrevistados acerca das mudanças induzidas pelo processo de Bolonha, assim como conhecer a sua opinião sobre a adequação das mudanças para o desenvolvimento da qualidade e propostas futuras dos entrevistados relativas a melhorias desejáveis do currículo. Desenvolvemos um estudo exploratório, de natureza qualitativa, sustentado num processo de recolha de dados através de entrevistas semi-directivas, realizadas a cinco docentes de uma instituição de ensino superior pública. A dissertação é composta por duas partes: a primeira respeita ao enquadramento teórico- -conceptual e normativo do tema em estudo. A segunda parte refere-se à fundamentação metodológica, à apresentação e discussão de resultados. No que concerne ao enquadramento teórico-conceptual e normativo, estudamos a temática a partir de referências teóricas, atribuindo atenção à formação inicial de professores em Portugal e ao currículo de formação. Para além disso, explicitamos o quadro normativo actual da formação actual de professores, dando especial ênfase aos documentos legais que a fundamentam. A partir dos registos dos discursos obtidos, interpretamos os dados recolhidos e discutimo-los de modo a responder às questões definidas. Os resultados a que chegamos neste estudo permitiram-nos concluir que os docentes da instituição relegaram para segundo plano a sua participação activa na definição da política educativa, alheando-se do processo de decisão das alterações curriculares. Para além disso, constatámos que a participação dos docentes no processo de decisão sobre as alterações curriculares foi pouco significativa, sem que os mesmos se envolvessem na reorganização do plano de estudos da formação inicial de professores, partindo dos normativos jurídicos. Sugerimos ainda extensões de investigação que poderão ser realizadas a partir deste estudo.
With this study, we intend to describe the course of the curriculum reform arising from the Bologna Process for the 1 st cycle teacher educator’s course, in the context of an institution of higher education. We seek to meet the their initial expectations about the changes induced by the Bologna Process as well as learn the opinions of the interviewed about the appropriateness of changes to the development of quality and future proposals related to the interviewed desired improvements in the curriculum. We have developed an exploratory study, of qualitative nature, supported by a process of data collection through a semi-directive interviews. We have interviewed five teachers, who attend a higher education public institution. The dissertation consists of two parts: the first regards the theoretical framework-conceptual and normative study of the subject. The second part refers to the methodological bases, presentation and discussion of results. Regarding the theoretical, conceptual and normative framework, we give attention to initial teacher training in Portugal and the training curriculum. In addition, we explain the current framework of the teacher education, with special emphasis on legal documents that underlie it. From the speeches of the interviewed persons we interpret data collected and discuss them in order to answer the questions previously defined. The results we have reached in this study, allowed us to conclude that teachers of the institution didn’t participated actively in setting educational policy, alienating themselves from the decision process of curricular changes. Furthermore, we found that the participation of teachers in decision-making about the curriculum changes was minimal. So, the teacher educators showed a weak involvement in the reorganization of the curriculum of initial teacher training, based on the legal documents. We also suggest extensions of research which may result from this study.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6049
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