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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6050

Título: Contributos da educação : (re)viver na prisão
Autor: Ramos, Isabel Cristina de Oliveira, 1986-
Orientador: Marchand, Helena d’Orey, 1948-
Palavras-chave: Educação intercultural - Portugal
Formação profissional - Portugal
Reinserção social
Desenvolvimento pessoal e social
Reclusos
Relatórios de Estágio de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Das 3 modalidades previstas para a conclusão do Mestrado – trabalho de projecto, estágio de carácter profissional e dissertação –, o estágio foi a modalidade pela qual optei. O objectivo de um estágio de carácter profissional é transferir os conhecimentos adquiridos em contexto formal para o ambiente real de trabalho, através da caracterização da instituição, detecção de um problema e intervenção para a sua solução. O estágio tem um carácter transformador da realidade e, como tal, pressupõe um grande envolvimento de quem nele participa. Com este estágio pretendeu-se identificar necessidades e planificar eventuais intervenções no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira (EPPF), de modo a contribuir para a optimização da vida dos reclusos. Foi considerada prioritária a questão da ocupação do tempo que os reclusos passam na instituição prisional. Com efeito, uma ocupação do tempo bem planificada poderá contribuir para a valorização multidimensional dos reclusos (aquisição de uma profissão; prossecução dos estudos; prática desportiva; desempenho performativo, mas também desenvolvimento pessoal e social; nomeadamente desenvolvimento da capacidade de resolução de conflitos e da qualidade das relações interpessoais) factor fundamental para a sua futura reinserção social. Para levar a cabo este estágio foram realizadas visitas ao Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, dois dias por semana, 8 horas cada dia, ao longo de 7 meses. O trabalho desenvolvido foi feito directamente com a equipa de educadores, apesar de interagir com todas as outras equipas - de guardas-prisionais, direcção do estabelecimento, etc. O trabalho foi desenvolvido com base em observações participantes, entrevistas e a redacção diária de notas de campo. Os dados obtidos quanto ao tempo passado na prisão mostraram que há um grande investimento na educação e formação dos reclusos, bem como aposta no exercício físico e que os seus efeitos são muito positivos na qualidade e bem-estar dos reclusos. Contudo, este investimento não é suficiente para facultar uma boa reinserção social aquando do fim da pena do recluso. Para tal, seria necessário um trabalho junto dos reclusos centrado na promoção do desenvolvimento pessoal e social que conduzisse a um melhor conhecimento de si próprios, a uma maior capacidade para a resolução de conflitos e a uma superior qualidade nas relações interpessoais.
Of the 3 modalities planned for the conclusion of the master’s degree – project work, internship with professional character and dissertation – the internship was the modality which I chose. The goal of an internship with professional character is to transfer the acquired knowledge in a formal context to the real work environment through the characterization of the institution, the detection of a problem and the intervention for its solution. Internship has a transformer character of reality and, because of this, it presumes a large involvement by who participates in it. This internship intended to identify needs and to plan eventual interventions in the Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira (EPPF) contributing for an optimization of prisoners’ life. The occupation of prisoners’ time in the facility was considered as a matter of priority. Indeed, a well planned occupation of time could contribute to a multidimensional appreciation by the prisoners (acquisition of a career; pursuit of studies; sports practice; performative performance, but also personal and social development; particularly development of the ability of conflict resolution and the quality of interpersonal relationships) essential factor for their future social reintegration. To be able to do this internship it took several visits to the Estabalecimento Prisional de Paços de Ferreira, two days a week, 8 hours by day, for seven months. The developed work was done directly with the team of educators, despite of interacting with all of the other teams – the prison guards, management of the facility, etc. The work was developed based on direct observations, interviews and daily writing of field notes. The acquired data based on time spent in the prison showed that there is a large investment on education and formation of prisoners, as well as in physical exercise and that their effects are extremely positive in prisoners’ quality and well-being. However this investment is not enough to provide a good social reintegration by the time of the end of their penalty. To do this it would be necessary a work near the prisoners centered in the promotion of personal and social development that lead to a better knowledge of them-selves, to a bigger ability of conflict resolution and a superior quality in interpersonal relationships.
Descrição: Relatório de Estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6050
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