Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6067

Title: Dinamizadores comunitários e a sua dimensão intercultural
Authors: Matos, Filipa Alexandra Bernardes de, 1986-
Advisor: Caetano, Ana Paula, 1962-
Keywords: Educação intercultural - Portugal - Portugal
Educação comunitária
Mediação cultural
Relatórios de Estágio de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: O presente relatório Os Dinamizadores Comunitários e a sua Dimensão Intercultural foi realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação na área de especialização de Educação Intercultural, leccionado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Este relatório descreve todo o trabalho realizado durante oito meses de estágio curricular, desenvolvido no Programa Escolhas. Para além de dar a conhecer todo o trabalho e actividades desenvolvidas por mim no âmbito do estágio no Programa Escolhas, desenvolveu-se um projecto com um grau de autonomia maior que teve como objectivo criar um recurso pedagógico de educação intercultural para os Dinamizadores Comunitários de projectos Escolhas constituído por um conjunto de histórias – histórias tradicionais culturais, histórias (tradicionais) infantis, e histórias de vida (contadas na primeira pessoa). Estas narrativas foram recolhidas maioritariamente junto dos próprios dinamizadores, promovendo a sua participação e a valorização das culturas das comunidades em que se inserem. Com estas histórias e as respectivas propostas de questões e actividades a desenvolver pretende-se que os dinamizadores disponham de recursos para trabalhar com as crianças e jovens nos contextos locais, promovendo uma educação para a cidadania assente no diálogo intercultural.
This report Community Engagers and its intercultural dimension was performed under the Master degree of Science in Education in the area of specialization in Intercultural Education, taught at the Institute of Education, University of Lisbon. This report describes all the work done during the eight months of curriculum training, developed in the Programa Escolhas. In addition to making known all the work and activities undertaken by me in the Programa Escolhas was also developed a project with a greater degree of autonomy which aimed to create an educational resource for intercultural education Community Engagers projects Escolhas consisting in a set of stories - cultural and traditional stories, traditional children's tales and life stories (told in first person view). These narratives were collected mostly from the Community Engagers themselves, promoting their participation and appreciation of cultures in the communities which they operate. With these stories and their issues and proposed activities to be developed is intended that the Community Engagers have the resources to work with children and young people in local contexts, promoting an education for citizenship based on dialogue between cultures.
Description: Relatório de Estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6067
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039925_tm.pdf4.03 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE