Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6071
Título: As escolas comunitárias de Luanda : um contributo para o desenvolvimento sustentável da escolarização em Angola
Autor: Mendes, Carolina de Fátima Babo, 1976-
Orientador: Sousa, Florbela
Palavras-chave: Escolas comunitárias
Sustentabilidade - educação
Escolarização - Angola
Teses de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: Este estudo foi desenhado no sentido de conhecer as dinâmicas de acção da Associação das Escolas Comunitárias (AEC), uma ONG angolana, e perceber qual o seu contributo para o desenvolvimento sustentável da escolarização em comunidades mais carenciadas, ao desenvolver uma resposta educativa complementar à do Estado. O quadro conceptual alicerça-se em três grandes dimensões de análise que sustentam este estudo: a primeira contextualiza o estudo a nível internacional, referindo as políticas educativas, a globalização e a década da educação para o desenvolvimento sustentável; a segunda, a nível nacional, refere as políticas educativas nacionais e a actual intenção de descentralização e desconcentração por parte da tutela; a terceira dimensão define e caracteriza o foco do estudo onde as dinâmicas de acção da AEC, influenciadas por políticas internacionais e nacionais, se estruturam numa resposta educativa sustentável, com base na iniciativa comunitária, solidária e organizada em rede. Perante a insustentabilidade da educação pública em Angola, este estudo indica que a resposta educativa complementar da AEC que se desenvolve na periferia de Luanda, caracteriza-se pelas acções político-sociais de boa governança, apresentando-se como um contributo credível para o desenvolvimento sustentável da escolarização de base em Angola. Os resultados desta investigação interessam aos políticos angolanos, às ONG nacionais e internacionais, aos que desenvolvem investigação na área da Administração e Gestão Educacional, aos docentes, formadores, discentes e formandos que se preocupam com a educação que é desenvolvida, actualmente, em Angola. É um estudo que foca uma problemática actual e que reflecte as iniciativas educativas de uma comunidade activa e, devidamente organizada.
This study was designed to contribute to the understanding of the practices implemented by the Communitarian Schools Association (Associação das Escolas Comunitárias – AEC), an Angolan NGO, and its role in the sustainable development of schooling in poor communities, by creating an educational response that complements the action of the Government. The conceptual framework that support this study is centered in three main dimensions of analysis: the first positions the study at an international level, discussing the educational policies, globalization and the decade of education for sustainable development; the second, at a national level, refers to the national educational policies and the actual intention of decentralization by central government; the third dimension defines and characterizes the focus of study, where the practices of AEC, influenced by national and international policies, are structured in a sustainable educational response, based on a communitarian initiative operating as a network. Facing the unsustainable public education in Angola, this study presents some evidence that the parallel educational response of AEC, offered in Luanda’s periphery, is characterized by political and social measures of good governance, being a believable contribution for the sustainable development of elementary schooling in Angola. The results of this study are of interest to Angolan politicians, the national and international NGO’s, the researchers in Educational Administration and Management, and teachers, trainers, students and trainees that are concerned with the present state of education in Angola. It is a study that deals eith a current issue and that reflects the educational initiatives of an active and noticeably organized community.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Administração e Organização Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6071
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