Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6090

Título: Impactos do processo RVCC de nível básico : aprender compensou?
Autor: Carvalho, Ana Carla do Carmo, 1972-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Formação experiencial
Educação permanente
Aprendizagem ao longo da vida
Trabalhos de Projecto de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: A narrativa biográfica, que é o ponto de partida do presente trabalho de projecto, permite uma análise e uma reflexão crítica e retrospectiva sobre o percurso académico, formativo e profissional, que conduziu à função actual de Profissional de RVC, identificando as experiências profissionais, as pessoas e os contextos mais marcantes, permitindo reflectir sobre o desenvolvimento pessoal, profissional e sócio-cultural, fazendo uma articulação entre essas experiências vividas e os elementos conceptuais referentes à formação de adultos, fruto da análise documental realizada, que permite situar a experiência profissional e responder à questão - “Onde me situo como formador?”. Relembra-se o projecto inicial de educação de adultos e analisa-se a evolução das políticas de educação e formação de adultos, quer a nível internacional, quer a nível nacional durante as três últimas décadas, tendo como dimensões de análise as duas grandes perspectivas educativas dos últimos trinta anos – a educação permanente e a aprendizagem ao longo da vida. A dimensão empírica de nível micro, debruça-se sobre as mais-valias que a Educação de Adultos, mais precisamente através do Processo RVCC desenvolvido no Centro Novas Oportunidades de Benavente, tem sobre a vida dos Adultos certificados a nível básico. No final, apresenta-se uma comparação entre os dados obtidos pela equipa de avaliação externa à Iniciativa Novas Oportunidades (nível macro / nacional) e os obtidos no Centro Novas Oportunidades (nível micro / local), identificando o que de comum e diferente existe entre ambos.
The biographical narrative, which is the starting point of the present working project, allows the analysis, a critical reflection and a retrospective about the academical, formative and professional route, that led to the actual function of RVC Professional, identifying the professional experiences, the people and the most marking contexts, allowing a reflection about the personal, the professional and the social-cultural development, making the articulation between those living experiences and the conceptual elements regarding the adults formation. This documental analysis allows to locate the professional experience and get the answer to the question “What is my position as a trainer? “. This work makes reference to the initial project of adult education and analyse the educational and formative policies development, in a international and national level during the three last decades. The analysis dimensions were the two great educational perspectives of the last thirty years – the permanent education and the lifelong learning. At a local level, the empirical dimension studies the gains the adult education, more accurately by the RVCC Process developed at the “Novas Oportunidades“ Center in Benavente, in terms of the adults life certified in basic level. At the end, was made a comparison between the results obtained by one external evaluation team outside the “Novas Oportunidades“ (Macro / National Level) and by the “Novas Oportunidades“ Center (Micro / Local Level), identifying the similarities and the differences between them.
Descrição: Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6090
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039931_tm.pdf1,97 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia