Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6102
Título: A gestão de uma microempresa educativa : o quotidiano do gestor e as estratégias da comunicação externa
Autor: Valpaços, Joana Paredes, 1988-
Orientador: Carvalho, Luís Miguel, 1960-
Palavras-chave: Administração educacional
Organização educativa
Comunicação organizacional
Marketing
Microempresa
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: O relatório de estágio “A gestão de uma microempresa educativa: o quotidiano do gestor e as estratégias da comunicação externa”, aborda a questão da comunicação organizacional numa empresa de estrutura simples enquanto parte relevante do trabalho do quotidiano do gestor. Mais concretamente, o relatório tenta compreende os processos e as ferramentas de comunicação atendo aos seus contributos quer para a melhoria da relação estabelecida entre a organização e os seu meio externo, quer para a melhoria da qualidade do trabalho do gestor. O relatório contém três grandes componentes de descrição e análise da experiência vivida pela estagiária: (a) caracterização da organização e do trabalho do seu principal gestor; (b) as actividades que desenvolveu, discutidas à luz dos referenciais da administração educacional; (c) “projecto de intervenção” – pequeno estudo desenvolvido em torno de três eixos de análise: formas de comunicação organizacional da empresa; representações e perspectivas do gestor em relação à gestão da comunicação de marketing da empresa; estratégias de comunicação de marketing. Para a elaboração das descrições e análises que compõem este relatório foram utilizadas metodologias diversas: entrevistas, para a caracterização do ambiente externo e da comunicação organizacional da empresa; observação, para a caracterização do trabalho do gestor e dos papéis desempenhados por este; pesquisa documental, como suporte à clarificação de conceitos, à concretização de análise SWOT, e ainda ao aprofundamento da temática das estratégias e ferramentas comunicacionais. O relatório descreve os desafios que a gestão da comunicação coloca a uma microempresa que intervém no sector dos serviços educativos, tecendo considerações a respeito da importância do processo de gestão da comunicação de marketing, enquanto tarefa fundamental do trabalho do gestor, no estabelecimento da relação com o meio externo, levando à obtenção de sucesso e à sobrevivência da organização.
The probation report "The management of a microenterprise education: the daily life of the manager and external communication strategies," addresses the issue of organizational communication in a company of simple structure as a relevant part of the everyday work of the manager. More specifically, the report attempts to understand the processes and communication tools to attend either their contributions to the improvement of the relationship between the organization and its external environment, either to improve the quality of the manager's work. The report contains three major components of the description and analysis of the lived experience of the trainee: (a) characterization of the organization and the work of its principal manager, (b) activities that developed, discussed in the light of the benchmarks of educational administration, (c) "project area" - small study developed around three axes of analysis: company organizational communication forms, company manager representations and perspectives for the management marketing communications, marketing communication strategies. For the development of descriptions and analysis that make up this report several methods were used: interviews, to characterize the external environment and company organizational communication; observation, to characterize the work of the manager and the roles played by him; documentary research, to support the clarification of concepts, the implementation of the SWOT analysis, and also the deepening of the thematic strategies and communication tools. The report describes the challenges that the management of communication places to a micro-enterprise involved in educational services sector, with considerations about the importance of the management process of marketing communication as a fundamental task of the manager's work in establishing the relationship with the external environment, leading to achieving success and survival of the organization.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6102
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie039948_tm.pdf4,86 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.