Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6105
Título: Análise de necessidades de formação dos professores avaliadores
Autor: Simões, Ana Raquel Correia, 1986-
Orientador: Rodrigues, Ângela, 1948-
Palavras-chave: Formação de professores - Portugal
Desenvolvimento profissional
Necessidades de formação
Avaliação docente
Teses de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: A presente investigação encontra-se inserida na área das Ciências da Educação, no domínio da Formação de Professores. Na sequência da aprovação da legislação que viria a definir a função de avaliador, deparámo-nos com um conjunto alargado de professores com eventuais necessidades de formação relacionadas com esta área. Desta forma, considerámos pertinente elaborar um estudo que nos permitisse identificar quais as necessidades de formação dos docentes avaliadores das escolas de diferentes níveis do ensino básico e secundário, de um determinado concelho da margem sul do Tejo, pertencente à área metropolitana de Lisboa. O nosso estudo insere-se numa perspectiva interpretativa e para procedermos à recolha dos dados utilizámos um questionário de resposta fechada, tendo sido os dados posteriormente submetidos a uma análise estatística simples, efectuada através do Statistical Package of the Social Sciences (SPSS). Os resultados, obtidos através da análise efectuada aos itens do questionário, revelam que os professores avaliadores manifestam muito interesse em itens relacionados com as áreas de métodos e técnicas de investigação, do desenvolvimento curricular e com os conteúdos relacionados com o desenvolvimento de competências na área da avaliação. Os itens em que os inquiridos manifestam nenhum interesse são os referentes à administração educacional, ao desempenho profissional e aos conteúdos relacionados com o desenvolvimento de conhecimentos na área da avaliação. Da categorização dos itens por áreas de formação verificámos que são as Tecnologias de Informação e Comunicação, a Avaliação, o Desenvolvimento Curricular, os Métodos e Técnicas de Investigação, a Relação Pedagógica e a Supervisão Pedagógica as áreas em que os docentes demonstram mais necessidades de formação. As áreas da Administração Educacional, do Desempenho Profissional, da Liderança, da Concepção e Dinamização de Projectos e do Diagnóstico de Necessidades são aquelas em que os professores avaliadores demonstram menos necessidades de formação.
This research is directly related to the area of Educational Sciences, more specifically to Teacher Training. After the approval of the legislation that would define the role of the evaluator, we came across a large number of teachers with training needs related to this area. Thus, we considered it relevant to draw up a study that allowed us to identify training needs of teachers evaluators from schools of different levels of school education in a particular county on the south bank of the Tagus, belonging to the metropolitan area of Lisbon. Our study is part of an interpretative perspective and to collect the necessary data we used a closed-response questionnaire. Subsequently, we processed all the data by using a simple statistical analysis, performed by the Statistical Package of Social Sciences (SPSS). The results obtained through the analysis to the questionnaire items, showed that teachers evaluators expressed a great deal of interest in items relating to areas of research methods and techniques, curriculum development and content related to the development of assessment skills. The items in which respondents expressed no interest were those relating to management education, professional performance and content related to the development of knowledge in the assessment field. As far as categorization of the items in different training areas is concerned, it was possible to verify that areas such as information technology and communication, assessment, curriculum development, methods and techniques of research, teaching and supervision relationship, are the areas in which teachers demonstrate greater training needs. On the other hand, the areas of educational administration, professional performance, leadership, design and promotion of the projects and needs analysis are those in which assessment professionals show less training needs.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6105
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