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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6107

Título: O sofrimento profissional nos educadores de jovens e adultos
Autor: Condesso, Luísa Patrícia Rêgo Fernandes, 1978-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Adultos pouco escolarizados - Portugal
Sofrimento psíquico
Trabalhos de Projecto de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: O presente trabalho surge no âmbito do Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação, na área de especialização de Formação de Adultos, subordinada ao tema Jovens e Adultos pouco escolarizados. Consiste em compreender as dinâmicas profissionais dos educadores de jovens e adultos e os factores que dão origem ao sofrimento profissional. Trata-se de um trabalho de projecto pensado a partir da análise da minha prática profissional. Esta reflexão é feita em dois momentos: na narrativa biográfica, mediante um balanço reflexivo e crítico sobre a minha experiência como professora/formadora de jovens e adultos; no recurso à experiência de colegas, partindo da recolha de dados através de entrevistas. O objectivo é perceber o contributo que pode oferecer na compreensão das fontes de sofrimento vivenciadas pelos profissionais de educação, comparando as estratégias usadas para o ultrapassar. Os testemunhos dos entrevistados partem de uma visão negativa do sistema para evidenciar as fragilidades dos educadores de jovens e adultos e as tensões e dilemas que perpassam o processo de trabalho destes profissionais. Desta forma, o sofrimento profissional é produzido na intersecção de múltiplos vectores e está vinculado à realidade social e política dos profissionais de educação. Os factores que incidem sobre o sofrimento profissional levam à contaminação das relações familiares e, principalmente, à progressiva desqualificação e ao não reconhecimento social do seu trabalho. Cabe aos educadores uma reflexão consciente das suas práticas, baseada numa atitude de auto-análise que permita aplicar mecanismos de acção face às dificuldades intrínsecas da profissão. Este trabalho de projeto visa ser um marco importante na minha formação enquanto formadora de jovens e adultos.
The present work was born in the studying process for the Master in Science of Education, with a specialization in Adult Training, focused on the less educated young and adults. Its main goal is to understand the professional dynamics of young and adult educators and the factors that cause their professional suffering/stress. This is a work with basis my personnel working practices as a starting point. This reflection is structured in two main moments: one based in a reflective and critic balance of my experience as a teacher/coach of young and adult students; the second is based on the experience of colleagues, acquisition of information/data and conduction personal interviews. The objective is to understand how it can help to understand the sources of suffering experienced by the education professionals, compared with the strategies they use to overcome them. The given testimonies are all based in a negative point of view of the system to highlight the weaknesses of young and adult educators and the tensions and dilemmas that permeate their working process. This way, the professional suffering/stress is produced by multiple factors and it is bound to the social and politic reality of those education professionals. The factors centered on the professional suffering/stress lead to the contamination of family relationships and, mostly, to the progressive depreciation/disqualification and social recognition of their job. Therefore, the educators are the ones who must reflect about their practices, based in an auto-analysis that allows them to apply the mechanisms of action facing the intrinsic (professional) difficulties of our profession. This work aims to be an important mark in my training has coach of young and adult students.
Descrição: Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6107
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