Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6108
Título: O mediador social e pessoal nos cursos de educação e formação de adultos
Autor: Ferreira, Laura Aguiar Cordes do Carmo Saleiro e, 1978-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Aprendizagem experiencial
Educação não formal
Educação informal
Mediação
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: Este trabalho de projecto, desenvolvido no âmbito das Ciências de Educação/ Formação de adultos, na área de especialização Formação de Adultos, teve como principal objectivo a análise do processo de formação dos mediadores de cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário. Partindo da premissa de que os mediadores se formam através da experiência procurou-se com este trabalho identificar este processo e quais as suas práticas. A informação empírica resultou de entrevistas sobre a prática profissional dos entrevistados que trabalham num centro de formação profissional, na área da mediação social e pessoal. Verificou-se que o processo de formação dos mediadores é essencialmente não formal e informal sendo as experiências que vivem determinantes para a construção dos seus saberes, práticas e instrumentos de trabalho. A informação recolhida deu origem à criação de um projecto de intervenção no meio estudado com o objectivo de fornecer instrumentos aos novos mediadores e orientá-los nas suas novas funções, mantendo e potenciando o carácter experiencial deste processo formativo.
This project work developed within the Science of Education/ Adults Education, specialized in adults vocational training, had as main objective the analysis of the learning process of mediators of the second grade vocational training courses for adults. Based on the thought that mediators learn their profession through experience, we sought to identify, with this work, this process and their practices. The empirical information resulted from interviews on the professional practices of the interviewed, who work in a vocational training centre, in the area of social and personal mediation. Was identified that the mediators’ learning process is essentially non-formal and informal being the experiences they lived, in professional context, extremely important to the building of their knowledge, practices and working tools. The obtained information originated an intervention project, in the studied vocational training centre, that aims to provide work tools for new mediators and to guide them in their new roles, maintaining and developing the experiential character of this learning process.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6108
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie039968_tm.pdf760,13 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.