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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6109

Title: Processos de formação dos profissionais de reconhecimento e validação de competências
Authors: Russo, Ana Teresa Catalão, 1976-
Advisor: Cavaco, Carmen, 1970-
Keywords: Formação de adultos
Formação de formadores - Portugal
Adultos pouco escolarizados - Portugal
Trabalhos de Projecto de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: O presente trabalho de projecto, desenvolvido no âmbito das Ciências da Educação: Formação de Adultos e Jovens Pouco Escolarizados, teve como principal objectivo analisar, estrategicamente, a formação dos profissionais de RVC, em contexto de trabalho, a partir de uma reflexão do percurso profissional pessoal, do depoimento de colegas de profissão e de elementos conceptuais teóricos do Campo da Educação de Adultos. Através das leituras da bibliografia de referência, da elaboração da narrativa autobiográfica e das entrevistas a colegas profissionais, procurou-se efectuar uma articulação crítica, em grande medida, baseada na teoria tripolar de Gaston Pineau. Os profissionais de RVC aprendem consigo próprios através de uma reflexão permanente sobre os seus percursos pessoais e profissionais (auto-formação), aprendem com os adultos (múltiplas profissões, múltiplas culturas, entre outras), com os colegas de equipa, na multidisciplinaridade e diversidade (hetero-formação) e com os contextos (eco-formação). Este processo de formação não é inócuo a múltiplos factores, a saber: a coexistência, nos dispositivos de RVCC, de metodologias humanistas e de finalidades orientadas para a gestão de recursos humanos; a complexidade, a diversidade e a globalidade da experiência.
Ce travail de projet, développé dans le domaine des Sciences de l’Éducation, Formation de Adultes et Jeunes Peu Scolarisés, a eu comme principal objectif d´analyser, stratégiquement, la formation des professionnels de RVC, dans un contexte de travail en partant d’une réflexion du parcours professionnel personnel, de la déposition de collègues de profession et d’éléments conceptuels théoriques du camp de l’Éducation de Adultes. À travers les lectures de la bibliographie de référence, l’élaboration de la narrative autobiographique et les entrevues aux collègues professionnels, on a essayé de construire une articulation critique, en juste mesure, basée sur la théorie tripolaire de Gaston Pineau. Les professionnels de RVC apprennent avec eux-mêmes, à travers une réflexion permanente sur leurs parcours personnels et professionnels (auto-formation), apprennent avec les adultes (multiples métiers, multiples cultures, entre autres), avec les collègues d’équipe, dans la multidisciplinarité et diversité (hétéro-formation) et avec les contextes (éco-formation). Ce processus de formation n’est pas neutre à multiples facteurs, à savoir : la coexistence, dans les dispositifs du RVCC, de méthodologies humanistes et de finalités orientées vers la gestion de recours humains ; la complexité, la diversité et la globalité de l’expérience.
Description: Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6109
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