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Title: Participação e desenvolvimento de competências TIC, em práticas profissionais numa escola de 1º ciclo
Authors: Falcão, Célia Maria Cardoso, 1976-
Advisor: Matos, João Filipe, 1950-
Keywords: Desenvolvimento de competências
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Participação
Ensino básico (1º ciclo)
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: Compreender como é que os professores desenvolvem competências TIC no quadro de participação em actividades da escola é o principal propósito deste estudo. Com este objectivo pretende-se responder às seguintes questões: (a) Como é que as relações desenvolvidas pelos professores influenciam a apropriação de competências TIC? (b) Porquê e como participam os professores em actividades escolares que envolvem a utilização das TIC? (c) Como é que a participação promove o desenvolvimento de competências TIC? (d) Que recursos e conhecimentos são partilhados entre os professores que potencializam o desenvolvimento de competências? O presente estudo segue uma metodologia de natureza qualitativa seguindo um paradigma interpretativo. É feito um estudo de caso ao corpo docente de uma escola portuguesa, em que as TIC fazem parte das suas práticas profissionais. Os dados foram recolhidos utilizando as seguintes estratégias: (i) entrevistas, (ii) observação participante. Os resultados do estudo apontam para a possibilidade de desenvolver competências TIC, na prática profissional de uma comunidade de professores. Os professores revelaram ser capazes de efectuar novas aprendizagens para poderem participar com competência na prática daquela que consideram ser a sua comunidade. As actividades levadas a cabo por esta comunidade potenciam diversos tipos de relações que por sua vez promovem novas aprendizagens. Esta comunidade possui também um património de recursos e conhecimentos que lhes permite negociar novos significados. Assim, este estudo sugere que, participar nas práticas de uma comunidade promove o desenvolvimento de competências.
Understand how teachers develop their competences of Information and Communications Technologies about the participation in school activities is the main aim of this study which is made to answer to the following questions: (a) How do the relations developed by the teachers influence the appropriation of competences of Information and Communications Technologies? (b) Why and how do the teachers participate in school activities using the Information and Communications Technologies? (c) How does the participation promote the development of competences of Information and Communications Technologies? (d) Which are the resources and the knowledge shared among the teachers who make possible the development of these competences? The present study follows a qualitative methodology through an interpretative paradigm. A case study about teaching staff of a Portuguese school is made where Information and Communications Technologies belong to their professional practices. The data have been gathered using the following strategies: (i) interviews; (ii) participant observation. The results of the study aim at the possibility of develop the competences of Information and Communications Technologies, in the professional practice of teachers’ community. The teachers revealed being able to effectuate new learning in order to participate with ability in this practice which they considerate being their community. The activities developed in that community potentiate different types of relations that promote new learning. This community has also a patrimony of resources and knowledge which permit to negotiate new meanings. Therefore, this study implies that the fact of participating in practices of a community promotes the development of competences.
Description: Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6111
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