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Título: Diogo de Sá no renascimento português : estudo e edição crítica da Inquisição e Segredos da Fé (c.1562)
Autor: Gomes, Ana Cristina Cardoso da Costa, 1967-
Orientador: Coelho, António Borges, 1928-
Barreto, Luís Filipe, 1954-
Palavras-chave: Sá, Diogo de, séc.16
História cultural - Portugal - séc.16
Humanismo - Portugal
Renascimento - Portugal
Judaísmo - Portugal - séc.16
Censura - Portugal - séc.16
Portugal - História - séc.16
Teses de doutoramento - 2008
Issue Date: 2008
Resumo: Diogo de Sá pode ser considerado um dos humanistas portugueses mais eruditos da centúria de Quinhentos. A pesquisa desenvolvida em torno da sua vida permitiu avançar com novos dados e posicionar este homem numa teia de relações familiares e interindividuais com outras reconhecidas personalidades da cultura portuguesa deste período, nomeadamente: Mem de Sá, Sá de Miranda, Fr. Luís de Soutomaior, D. João de Castro, Fr. Jerónimo de Azambuja, Pedro Nunes, Álvaro Gomes, Fr. Francisco Machado e João de Barros. Da produção escrita de Diogo de Sá continuava por editar a obra Inquisição e Segredos da Fé, que trazemos agora a luz, após a transcrição do Tratado dos Estados Eclesiásticos e Seculares apresentada na nossa dissertação de mestrado, no ano 2000. Além da edição crítica integral deste texto, foi realizado o seu estudo, a partir de um conjunto de tópicos de abordagem e de uma análise quantitativa dos autores que suportam a argumentação do escritor. Esta obra produzida no contexto do Concílio de Trento, uma vez que foi situada a sua redacçao entre os anos de 1557 e 1562, apresenta inúmeras influências erasmianas e inscreve-se no grande debate religioso que se fazia sentir na Europa, aberto pelo movimento da Reforma. A Inquisição e Segredos da Fé e, sem qualquer dúvida, um dos principais textos da literatura apologética anti-judaica produzidos em Portugal no seculo XVI, apesar de permanecer até agora inédito e quase desconhecido. A Inquisição terá sido responsável por este texto se ter conservado manuscrito, uma vez que o mesmo apresenta inúmeras marcas de censura preventiva. Na mesma série de controvérsia religiosa em que se inscreve esta obra de Diogo de Sá situa-se também o Diálogo Evangélico de João de Barros. Sobre estes dois textos traçamos algumas linhas de reflexão, tendo por base as lógicas de afinidade(s) e de distanciamento(s) existentes nas suas unidades discursivas.
Diogo de Sá may be considered one of the 16th century most erudite Portuguese humanists. The present research allowed to set his life in a web of familiar and personal connections with the forefront of the Portuguese culture of his time, namely: Mem de Sá, Sá de Miranda, Friar Luis de Soutomaior, João de Castro, Friar Jerónimo de Azambuja, Pedro Nunes, Álvaro Gomes, Friar Francisco Machado and João de Barros. Having in consideration the written production of Diogo de Sá, there still remained to be edited and published Inquisição e Segredos da Fé, precisely the work that I present now, after the previous transcription of Tratado dos Estados Eclesiásticos e Seculares, presented at my Master’s dissertation in 2000. Besides the critical edition of the whole text, I present a study that has in account a particular number of topics as well as a serial analysis of the authors on which Diogo de Sa supports his argumentation. Inquisição e Segredos da Fé presents a considerable Erasmian influence, and it must be set in the broader context of the religious debate that was taking place in Europe after the Protestant Reform. Therefore, this work must also be contextualised with the Council of Trent, moreover because it was written between 1557 and 1562. The aforementioned work is, undoubtedly, one of the main texts of the anti- Jewish apologetical literature produced in Portugal during the 16th century. Nevertheless, until now it remained unpublished and almost unknown. Probably, the Inquisition was responsible for keeping the text in a manuscript form, since it presents countless signs of censorship. Likewise Inquisição e Segredos da Fé, the work by João de Barros entitled Diálogo Evangélico must be inserted in the same context of religious controversy and debate. Therefore, I also present several guide lines to interpret and study both documents, having in account what approaches and what separates both works.
Descrição: Tese de doutoramento em História (História Moderna), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Letras, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10451/6180
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