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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6195

Title: Reality computing
Authors: Afonso, João Manuel de Castro
Advisor: Carmo, Maria Beatriz Duarte Pereira do, 1960-
Capeta, Nuno Alexandre Almeida de Sousa
Keywords: Reality computing, interface pessoa-máquina
Realidade virtual
Simulação de física
Processamento de imagem
Realidade aumentada
Motor gráfico
Computação ubíqua
Trabalhos de projecto de mestrado - 2008
Issue Date: 2008
Abstract: Este documento descreve o trabalho realizado no âmbito da disciplina de Projecto em Engenharia Informática do Mestrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O trabalho desenvolvido tenta explorar o conceito de reality computing, que visa usar paradigmas de interacção que se relacionam com o natural e o próximo, de forma a obter formas de interacção através das quais é possível tornar os interfaces invisíveis, imediatas e funcionais. Este é uma abordagem diferente no desenvolvimento de aplicações actualmente, ao contrário do paradigma do desktop em que um único utilizador utiliza um único dispositivo para um objectivo especializado, o utilizador pode utilizar simultaneamente vários dispositivos e sistemas, e pode não necessariamente estar a perceber que o está a fazer. Associado ao conceito de reality computing está, inevitavelmente, um uso intenso da tecnologia que permita não só a detecção da interacção e resposta a esta de uma maneira fluida, perceptível e simplificada, mas também que a comunicação entre estes serviços seja modular e adaptada ao contexto da aplicação. Desenvolveram-se neste projecto aplicações que ilustram o conceito de reality computing. Estas tiveram por base a framework .Net da Microsoft utilizando e actualizando uma framework feita pela YDreams, o YVision, desenvolvida sobre a versão 3.5 da plataforma da Microsoft na linguagem C#, integrando também varias bibliotecas externas tais como o OpenCv ou o Ogre.
The work developed tries to explore the concept of reality computing, that aims at using interaction paradigms that relate to the natural and close, in a way that it can make the interfaces invisible, immediate and functional. This is a different approach to nowadays applications, as opposed to the desktop paradigm, in which a single user consciously engages a single device for a specialized purpose, a user can engage many computational devices and systems simultaneously, in the course of ordinary activities, and may not necessarily even be aware that they are doing so. Associated with this concept is an intense use of technology that allows that not only the interaction detection and response be held in a fluid, perceptible and simplified way, but also that the communication between these services be modular and adapted to the context of the application. The development is made under the Microsoft .Net Framework, utilizing and updating a YDreams Framework called YVision, developed under the 3.5 version of the Microsoft platform in the C# programming language, integrating also some external libraries like OpenCv or Ogre.
Description: Trabalho de projecto de mestrado em Engenharia Informática, apresentado à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10451/6195
Appears in Collections:FC - Dissertações de Mestrado

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