Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6217
Title: Framework Conceptual para Avaliação da Qualidade de Cursos Online
Authors: Machado, Claudia
Lemos, Susana
Pedro, Neuza
Keywords: E-learning
B-learning
Educação a distância
Sociedade do conhecimento
Issue Date: 4-Nov-2010
Publisher: Universidade do Minho
Abstract: Implementar um programa de e-learning no Ensino Superior requer hoje muito mais do que sistemas e infra-estruturas, implica reflectir sobre o modelo pedagógico a adoptar, bem como a relação a estabelecer entre o mesmo, as linhas estratégicas de acção assumidas e as actividades a desenvolver. Desta forma, apresenta-se, enquanto quadro de referência exemplificativo, os pilares estruturantes do modelo pedagógico que rege e fundamenta as principais intenções do programa “E-Learning na Universidade de Lisboa”. Centramo-nos especificamente no framework de quality assurance definido para monitorização e avaliação da oferta formativa a desenhar no âmbito do mesmo. Especificamente, pretende-se trazer à luz um quadro conceptual de avaliação da qualidade de cursos e unidades curriculares desenvolvidos na modalidade de b/e-learning, estruturando o mesmo em torno de nove dimensões: design do curso, infra-estruturas tecnológicas, serviços de apoio, coordenação, corpo docente, conteúdos programáticos, materiais disponibilizados, metodologias de trabalho e sistema de avaliação. Para cada dimensão são identificados indicadores estruturantes que permitem uma maior especificidade na avaliação dos aspectos a considerar na garantia da qualidade das iniciativas. Desenham-se igualmente orientações sobre perspectivas de análise a considerar, assumindo-se neste domínio uma abordagem de avaliação ecossistémica, orientada para a eficácia, inovação e excelência.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/6217
Appears in Collections:IE - GIETS - Comunicações e Conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Framework Conceptual para Avaliação da Qualidade de Cursos Online .pdf645,48 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.