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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6246

Title: As provas de aferição do 4º ano de escolaridade : influência nas práticas de ensino e avaliação de três professoras
Authors: Marques, Sara Silva, 1987-
Advisor: Fernandes, Domingos, 1953-
Keywords: Avaliação das aprendizagens
Avaliação externa
Práticas de avaliação
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: O propósito essencial deste estudo consistia em analisar a influência que as Provas Aferidas de Língua Portuguesa e Matemática do 4º ano de escolaridade exercem sobre as práticas de ensino e avaliação dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para este estudo, foram delineadas três questões de investigação, sendo as mesmas: 1) Como se podem caracterizar as relações entre as Provas de Aferição do 4º ano de escolaridade e as práticas de ensino e de avaliação dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico?; 2) De que forma é que os órgãos instituídos de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico mobilizam os resultados das provas de aferição para tomar decisões relativas à sua organização e fundamentação pedagógica?; 3) De que forma é que os resultados das provas de aferição são utilizados pelos professores para melhorar os processos de organização do ensino? Os dados foram recolhidos de Abril a Maio de 2011, consistindo essencialmente na observação de aulas de três professores que leccionaram junto de turmas do 4º de escolaridade; em entrevistas às docentes em questão e, por fim, entrevista à coordenadora da escola onde se realizou o estudo. A realização do estudo permitiu elaborar algumas conclusões. Primeiramente, as professoras participantes recorreram a actividades de ensino direccionadas para a preparação dos alunos para a Prova de Aferição, com a adopção de tarefas avaliativas de cariz sumativo. Por outro lado, os órgãos instituídos da escola não delinearam estratégias de análise dos resultados dos alunos nas Provas de Aferição, pelo que as mesmas não têm representatividade na tomada de decisões no âmbito da organização e fundamentação pedagógicas da escola.
The main purpose of this study was to analyze the influence of a fourth grade low stakes evaluation in Mathematics and Portuguese in teacher’s teaching and evaluation practices. For this study, we designed three investigation questions, as so: 1) How can we analyze the relations between fourth grade low stakes evaluations and teacher’s teaching and evaluation practices?; 2) How primary school administrations mobilize low stakes evaluation results, in order to make decisions due to pedagogical and organizational issues?; 3) In which way low stakes evaluation results are used by teachers to improve teaching organization processes? Data were collected between April and May 2011, mainly consisted by three fourthgrade teachers class observations; interviews to these three teachers and to the school director, where this study took place. Making this study allowed us to reach some conclusions. First of all, participant teachers used teaching activities related to student’s preparation for the low stakes evaluations, using summative evaluation tasks. On the other hand, school’s administration elements didn’t make any student’s results analyze. So, they don’t have a role in the decision making in pedagogical and organizational issues inside their school.
Description: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6246
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