Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6248

Título: As TIC na escola do hospital : potencialidades e práticas
Autor: Castanheira, Ondina Leonor da Silva, 1975-
Orientador: Chagas, Isabel, 1952-
Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e da comunicação
Web 2.0
Ludoterapia
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: A evolução tecnológica é um fenómeno constante na civilização. Entre as múltiplas dimensões e consequências das inovações estão as novas sensações e experiências que proporcionam. O progresso vertiginoso das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) assim o demonstra - o que há poucas décadas não passavam de experiências pontuais e muito básicas está presente, nos nossos dias, em vários campos sustentando novas dinâmicas interventivas. As TIC entram em força num novo espaço escolar – Escola do Hospital – onde atitudes de colaboração, interatividade e partilha de saberes, estão inerentes no contexto educativo/didático/lúdico das crianças e jovens adolescentes que se encontram hospitalizados. Refletir sobre a Escola do Hospital significa dirigir o olhar sobre a Escola, a sociedade e as relações que nela se estabelecem, compreendendo também que as práticas pedagógicas que se desenvolvem no ambiente hospitalar possam dialogar com aquelas que são desenvolvidas na escola tradicional. A educação e a aprendizagem dentro do hospital e o modo como os docentes, através das TIC, podem contribuir para o bem-estar da criança que está privada das interações sociais próprias da infância é o domínio da presente investigação. No que concerne o enquadramento teórico, o trabalho centrou-se nas temáticas das TIC, Web 2.0, brincar, brinquedo terapêutico e ludoterapia, no contexto lúdico/didático/educativo, para obter resposta às perguntas que delinearam o estudo. Adotou-se uma metodologia qualitativa e exploratória e o instrumento mobilizado para a recolha de dados foram as entrevistas aos docentes envolvidos nos projetos. Foram entrevistadas oito professoras de quatro escolas de hospitais localizados em Lisboa que se disponibilizaram para esse efeito. Na componente empírica, através de entrevistas, que constituíram o instrumento privilegiado no processo de recolha de dados, procurou-se dar resposta às questões orientadoras do estudo. Percebemos que, ainda que de forma pouco alargada e com o estudo que efetuámos apenas nas escolas do hospital da cidade de Lisboa, as TIC estão inseridas no processo de ensino-aprendizagem da criança hospitalizada, ainda sem serem incluídas no currículo personalizado de cada aluno mas sendo integradas como ferramenta de trabalho e de pesquisa.
Technological change is a constant phenomenon in our civilization. The many dimensions and consequences of innovation provide new experiences and sensations. The fast progress of Information and Communication Technologies (ICT) proves it: some decades ago these technologies were only isolated and basic experiments. However, nowadays they exist in many areas and they support new interventional dynamics. ICT play a crucial role in a new school area – the Hospital School - where collaboration, interaction and knowledge sharing are inherent in the learning/teaching/entertaining context as far as hospitalized children and young adolescents are concerned. To think about the School Hospital is to look directly at school, society and the established relationships. It means that one should understand that the teaching practices that are developed in hospital environment are related to those used in the traditional school. The main theme of this research is concerned with education and learning within the hospital and how teachers can help children who are deprived of social interactions, through ICT. Regarding the theoretical framework, this study is focused on the themes related to ICT, Web 2.0, playing, therapeutic toys and play therapy in a playing, teaching and educational context, in order to find answers to the questions that guided this research. An exploratory qualitative methodology was adopted. The interview was the collecting data procedure. Eight teachers of four hospital schools located in Lisbon were interviewed. Although this study was only applied in hospital schools located in Lisbon, one can conclude that ICTs are embedded in the teaching-learning process of hospitalized children. This happens without a customized curriculum but they are valuable tools for work and research.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6248
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie040009_tm.pdf1,19 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE