Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6252

Título: Utilização do Wiki como ferramenta colaborativa de aprendizagem
Autor: Faria, António Nuno de Moura Marques Correia de, 1972-
Orientador: Chagas, Isabel, 1952-
Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e da comunicação
Wikis
Aprendizagem colaborativa
Web 2.0
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: O Wiki é uma ferramenta que se pode sucintamente caracterizar como acessível a partir de um browser, de edição aberta a todos (opcional), sem necessidade de conhecimentos de programação ou de linguagens específicas para além do comum processador de texto. A aprendizagem procura-se cada vez mais construtivista, pelo que os Wikis se constituem como espaços em presença ou a distância que favorecem a aprendizagem por interação de ideias e construção conjunta de conhecimentos, com constante acesso a fontes atualizadas na Internet. A investigação desenvolvida procurou analisar a utilização colaborativa de um Wiki, enquanto artefacto tecnológico para a aprendizagem formal e informal de conteúdos sobre Darwin. Começamos por definir os Wikis como ferramenta integrada na Web 2.0 e posteriormente é apresentada a sua exploração no ensino secundário. O estudo desenvolveu-se através da utilização do wikidedarwin.pbworks.com e envolveu os dois docentes de três turmas do 11º ano do ensino secundário e sessenta e nove alunos, de uma escola privada de Lisboa. A temática foi primeiramente abordada nos contextos previstos no programa, para ser posteriormente explorada e aprofundada, em trabalho de grupo, numa de três vertentes: a viagem de Darwin no HMS Beagle, a influência da família e a influência de outros cientistas. O Wiki regista as intervenções de cada participante, o que permite a posterior análise das interações estabelecidas. Os resultados permitem observar que se estabelecem baixos níveis de interação, sendo sempre mais elevadas as interações unidirecionais, relativamente às bidirecionais. Regista-se, também, a existência de alguns alunos que não estabelecem qualquer interação em nenhum dos grupos de trabalho. Considera-se ter sido uma experiência profícua, mas que decorreu num curto espaço de tempo. Uma exploração temporal mais alargada irá, seguramente, mostrar um número maior de interações e uma maior frequência no envolvimento dos alunos no trabalho a desenvolver. Destacam-se aspetos facilitadores e inibidores do trabalho colaborativo no Wiki e do seu uso na aprendizagem.
The Wiki is a tool that can be succinctly characterized as accessible from a browser, open to all, allowing free editing (optional), no need of programming knowledge or specific languages beyond the ordinary word processor. Learning should always be constructivist, so the Wiki is constituted as a space in presence or distance learning that promotes interaction of ideas and joint construction of knowledge, with constant access to updated sources on the Internet. This research is intended to analyse the collaborative use of a Wiki while technological artefact to the formal and informal learning content about Darwin. We begin by defining a framework of Wiki as a tool integrated into Web 2.0 and later present the Wiki integration in secondary education. This study was developed using the wikidedarwin.pbworks.com and involved two teachers and three groups of the eleventh year students, totalizing sixty-nine pupils, from a private school in Lisbon. The thematic was first lectured following the official programme contexts, to be further explored and deepened, in group work, in one of three areas: Darwin's voyage on HMS Beagle, the family's influence and the influence of other scientists. The Wiki records the interventions of each participant, so it allows further analysis of the established interactions. The results allowed us to observe that low levels of interaction where established in some groups, whereas others present significant levels of interaction. We also verify that unidirectional interactions largely outnumber two-way interactions. The existence of some students who do not establish any interaction in any of the working groups is also remarked. We consider it to have been a successful experience, despite having occurred in a short period of time. A more extensive exploration in time would surely show a greater number of interactions and a greater frequency in student involvement in their work. We highlight facilitator and inhibitor aspects of collaborative work in the Wiki and in its use in learning.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6252
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie040001_tm.pdf4,73 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia