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Título: A promoção das competências do pensamento crítico nos adultos, através da formação em e-learning
Autor: Rocha, Alda Leonor Alves Dias, 1963-
Orientador: Salema, Maria Helena, 1943-
Palavras-chave: Aprendizagem ao longo da vida
Pensamento crítico
E-learning
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Vivemos numa época em constante e acelerado ritmo de mudança, em que a sociedade da informação e do conhecimento se impõe em todos os sectores e domínios da vida pessoal e profissional. A um mundo globalizado e em processo de mudança estrutural, impõem-se novos desafios ao mundo do trabalho e, por inerência, aos sistemas de educação e formação. O tradicional modelo de ensino, centrado no professor, na transmissão de informação e na memorização de factos e conceitos, tem necessariamente os dias contados. Mais do que formar indivíduos detentores de saberes estáticos, pede-se agora aos sistemas de ensino e formação que os prepare para desempenhar tarefas complexas em contextos de incerteza e para resolver problemas novos com soluções inovadoras. Isto implica que se considerem as competências do pensar como a pedra basilar em todos os níveis de ensino, para todos os cidadãos, em qualquer fase da sua vida. Pese embora as competências do Pensamento Crítico sejam actualmente reconhecidas por investigadores e especialistas de vários domínios do conhecimento, como sendo uma ferramenta fundamental para os cidadãos fazerem face às exigências pessoais, sociais e profissionais da vida diária do século XXI e do futuro, nem sempre os currículos e os referenciais de formação parecem reflectem essa orientação. Na linha das mudanças de paradigma ocorridas na Educação e Formação nas últimas décadas, o ensino a distância com recurso a novas tecnologias de informação e comunicação, e concretamente o e-Learning, tem se afirmado como uma alternativa cada vez mais viável e até, quiçá, mais eficaz para dar resposta às necessidades de actualização e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais dos cidadãos. Neste trabalho pretende averiguar-se em que medida, o e-learning, enquanto modalidade de formação a distância, assente nos pilares conceptuais da aprendizagem auto-dirigida e da aprendizagem colaborativa, se constitui como promotora e facilitadora das competências do pensamento crítico, nos aprendentes adultos.
We live in a time of constant, hasty change, in which the knowledge and information society imposes itself in every section and domain of our personal and professional life. New challenges to the world of work are imposed to a globalised world in structural change and, inherently, to training and education systems. The traditional teaching model, centered in the teacher, in passing on information and memorizing facts and concepts has its days numbered. More than educating individuals possessing static knowledge, we ask now to education and training systems to prepare them to play complex tasks in contexts of uncertainty and to solve new problems with new solutions. This implies that thinking competences are to be considered as the base in every teaching level, to all citizens, in any step of their life. Even though Critical Thinking competences are now acknowledged by investigators and experts in several knowledge domains as being a fundamental tool for citizens to face personal, social and professional demands in the 21st Century’s daily life and in the future, the curriculums and training referential s not always seem to reflect those bearings. In the same line of paradigm change happening in Education and Training in the last few decades, distance learning using new information and communication technologies and, specifically, e-Learning, has stood out as an even more reliable alternative and even, perhaps, more effective in answering to the needs of upgrading and developing personal and professional competences of citizens. In this dissertation we intend to investigate how e-Learning, as a distance learning modality based in conceptual pillars of self-centered and collaborative learning, promotes and favors the competences of critical thinking in adult learners.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Formação e Aprendizagem ao Longo da Vida), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6256
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