Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6257

Título: Social network analysis no suporte ao ensino a distância : análise da interacção estabelecida em fóruns de discussão
Autor: Gonçalves, João Nuno de Carvalho
Orientador: Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e da comunicação
E-learning
Análise de redes
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Recentemente, tem-se assistido a uma crescente adesão às plataformas LMS no suporte a iniciativas de ensino em e-learning ou b-learning) por parte das instituições de formação e ensino superior. Desse modo, é necessário explorar novas metodologias de trabalho e de análise da interacção em tais ambientes. A análise da dimensão colaborativa de actividades realizadas em contexto de educação a distância, nomeadamente a ligada à comunicação estabelecida em fóruns de discussão online revela vantagem em suportar-se em metodologias de representação e análise de dados relacionais, em particular, as ligadas à Social Network Analysis (análise de redes sociais). Com este método, é-nos dada a possibilidade de perceber a estrutura constitutiva da rede de trabalho formada as modificações por esta sofrida em função de diferentes dinâmicas de interacção fomentadas, o posicionamento e o papel que cada sujeito exerce no seu interior, a flutuação ou estabilidade em tais posições de maior ou menor relevância na formação da rede. Assim, na presente investigação, pretende-se introduzir a Social Network Analysis como uma ferramenta analítica fundamental para o desenvolvimento de um sentido de comunidade de aprendizagem online e para o design de propostas de actividades diversificadas e eficientes.
Recently, there has been an increasing adherence of higher education institutions to implement Learning management systems to support teachers in e-learning or b learning courses. Therefore, it is necessary to explore new methodologies for analysing the social interactions developed in such learning environments. The analysis of the collaborative extent of activities undertaken in the context of one online course, particularly related to the communication established in discussion forums, shows an advantage in being representated and analysed by Social Network Analysis (SNA) methodologies. Through this method, we are given the possibility to understand the constitutive structure of the created network, the changes occurred due to different online activities, specifically the communication dynamics, the positioning and the role undertaken by each individual, the stability/variation in such positions, the level of centrality, inclusiveness, reciprocity. Thus, this study aims to introduce and explore SNA as a key analytical tool for the analysis and development of a sense of community in online courses and the effects of different online activities in students interaction padrons.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6257
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie039995_tm.pdf2,48 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia