Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6260
Título: aLer+ nas escolas do sistema de ensino de Moçambique
Autor: Albasini, Ana Manuela da Costa, 1969-
Orientador: Galvão, Cecília, 1955-
Palavras-chave: Formação pessoal e social
Ensino da leitura
Educação formal
Educação não formal
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2011
Resumo: Em Março de 2010, foi assinado um Protocolo de Cooperação entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República de Moçambique nos domínios das Bibliotecas Escolares e da Promoção da Leitura. A Escola Portuguesa de Moçambique surge como parceira nesta iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares, comprometendo-se a apoiar a Escola Primária Completa Polana Caniço A, tanto no que diz respeito à instalação da Biblioteca Escolar como no que concerne ao desenvolvimento de um Projecto de Leitura Orientada em contexto de sala de aula. No âmbito desta parceria, considerámos ser pertinente elaborar um projecto de incentivo à leitura, capaz de estimular nos alunos o prazer de ler na escola, nas salas de aula, na biblioteca e junto das famílias. É neste contexto que emerge o Projecto “aLer+ na Escola Primária Completa Polana Caniço A” (Anexo I), com o objectivo de intensificar o contacto dos alunos com o livro e com a leitura. Realizamos o presente estudo com o intuito de se observar possíveis efeitos diferenciais, no desempenho escolar de um grupo de alunos de uma turma da 5ª classe, ao nível da leitura e da escrita, como consequência da implementação do Projecto “aLer+ na Escola Primária Completa Polana Caniço A”. A investigação segue uma abordagem qualitativa, sendo um estudo etnográfico e de natureza fenomenológica, na medida em que procuramos compreender o significado dos acontecimentos e das interacções. No que diz respeito aos procedimentos seguidos para a realização do trabalho de análise no campo, importa mencionar a selecção de uma amostra representada por 40 alunos, dos 78 que integravam a turma participante no estudo. Foram, também, participantes na investigação, as famílias dos alunos que constituem a amostra e a professora titular da turma. Concretizada a análise dos dados, encontradas as soluções para as questões que orientam o estudo e fundamentadas as questões formuladas no âmbito da análise do problema, concluímos que a implementação do Projecto “aLer+” na Escola Primária Completa Polana Caniço A” contribuiu para o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita e para a elevação dos níveis de literacia do grupo participante na investigação.
On March 2010 it was signed a Cooperation Protocol between the governments for the Republics of Portugal and Mozambique in the domination of school libraries for the promotion of reading. The Portuguese School in Mozambique appears as partner in this initiative undertaking the compromise to support the “Complete Polana Caniço A Primary School” concerning the installation of the school library as well as to develop a project for a guided reading on the school pupils. For this cooperation we felt advisable to elaborate a project to induce the pupils the fondness for reading. Taking this into consideration it arises the project under the name of “aLer+ in the Complete Polana Caniço A Primary School” with the objective to intensify against the school pupils the contact with books and respective reading. Through this study we wish to observe the possible differential effects in the school performance with a group from one of the existing 5th classes, in respect of reading and writing after implementation of the aforesaid project. The research work was carried out with an approach for qualification taking into consideration the ethnical and phenomenology human nature trying to understand the meaning of the happenings and of the interplays. Regarding the procedures carried out in the camp it is important to mention a selection comprising 40 pupils of the 78 from the class originally chosen to this effect. We found a full cooperation from the families as well as from the main teacher and their participation were also very important for the required objective. After a deep analysis of the facts and found the solutions for the questions we conclude that the implementation of the project contributed for the development of reading and writing competences and for the progress of the participant group.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/6260
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