Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6262

Title: Fatores motivacionais dos docentes na utilização educativa das tecnologias
Authors: Medeiros, Sandra Paula Alexandre Valentim, 1971-
Advisor: Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Keywords: Novas tecnologias da informação e da comunicação
Tecnologias educativas
Formação de professores - Portugal
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: O presente estudo aborda como questão central a utilização educativa das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Focaliza-se igualmente uma questão de suma importância – a motivação dos docentes nesse domínio particular e cruza estes dois fatores com outros elementos relevantes, como seja, o acesso a equipamentos e a formação na área específica. Em particular, as suas linhas orientadoras abordam a mudança e a modernização em educação, no processo de integração e exploração das TIC. A panóplia de meios e recursos que hoje dispomos constitui um dos maiores desafios com que se debate a escola e os professores, de tal forma que estes são cada vez mais incontornáveis na prática pedagógica. Sendo que todas essas transformações têm provocado mudanças significativas no papel e função docentes, estando-se assim perante duas facetas do mesmo problema, por um lado, o aumento das exigências e responsabilidades e, por outro, a perca de alguns condições que lhes concedia o bem-estar e o reconheciam como o único detentor do saber e de autoridade. Tendo em conta a problemática deste trabalho, pretende-se enfatizar a relação entre os docentes e a motivação para utilização das TIC em contexto de trabalho e as implicações desta relação em escolas adequadamente apetrechadas tecnologicamente e outra com défice de recursos tecnológicos e sem a implementação do Plano Tecnológico da Educação. Assume-se uma abordagem metodológica que incide sobre um estudo de natureza descritivo e correlacional, realizado em duas Escolas do Concelho de Torres Vedras, com cerca de 127 docentes, durante o ano letivo 2010/2011, com vista a compreender a dialética e inter-relação entre escola/meios e recursos tecnológicos e a respetiva motivação dos docentes para utilizar e integrar as TIC no contexto educativo, bem como o nível de formação obtida na área. Procura-se ainda organizar informações relevantes em torno dos fatores potencializadores e limitativos do processo de integração das TIC.
This study is mainly focused on the educational use of technology and on teachers’ motivation towards this. It also establishes links between these two matters and other relevant ones such as access to equipment and teacher training in this specific area. Its specific guidelines approach change and modernization in education as far as integration and exploitation of Computer technologies in education are concerned. The array of resources currently available is one of the biggest challenges faced by school and teachers, making them unavoidable in teaching practice. All these transformations have caused significant changes in the role and work of teachers, which leads us to stand before two sides of the same problem. On the one hand, the increase of responsibility and demands from the teacher; on the other hand, the loss of some conditions which granted teachers their well-being as well as the recognition of their knowledge and authority. Considering the topics of this research, we will try to emphasize the link between teachers and their motivation for using technologies in the classroom and the implications of this link in well-equipped schools and the poorly-equipped which didn’t benefit from the ‘Plano Tecnológico da Educação. This research focuses on a descriptive and correlational study which took place in two schools in Torres Vedras, comprising 127 teachers during the 2010/2011 school year. The goal is to understand the dialectics and inter-relation between school/equipment and technological equipment and the motivation of teachers to integrate computer technologies in educational contexts, as well as the amount of training in the area. It also tries to organize important information around the enabling and limiting factors of the process of integrating computer technologies.
Description: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6262
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie040037_tm.pdf6.11 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE