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Título: Percursos e motivações para a realização de formação pós-graduada : construindo caminhos formativos ao longo da vida : estudo de caso
Autor: Lopes, Maria da Conceição dos Santos, 1973-
Orientador: Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Palavras-chave: Aprendizagem ao longo da vida
Formação profissional
Formação pós-graduada
Teses de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: Este trabalho de investigação situa-se no âmbito da temática “educação/formação de adultos” e procura apresentar um “estudo de caso” sobre os percursos e motivações de um grupo de seis alunos, com idade igual ou superior a cinquenta anos que frequenta cursos de Mestrado no Instituto Superior de Gestão. Com o desenvolvimento do estudo pretende-se: conhecer e analisar as diversas trajectórias académicas e profissionais; identificar as razões para a realização da formação pós-graduada e detectar possíveis expectativas/mudanças com a concretização do curso. Rica em pormenores descritivos privilegiou-se a metodologia de investigação qualitativa, recorrendo à análise de conteúdo dos dados, recolhidos através de entrevistas semi-directivas. Em suma, o objectivo é tentar responder à questão: Quais as razões dos adultos, com idade igual ou superior a cinquenta anos, que frequentam o ISG, para a realização de formação pós-graduada? Os resultados obtidos revelam que as motivações são sobretudo orientadas para a realização profissional e para os novos projectos que acreditam vir ainda a desenvolver. A hipótese de enveredarem por uma carreira académica, justiça o ingresso num possível doutoramento. A família não é muito evidenciada, mas são claramente os filhos crescidos e o apoio das companheiras que lhes permitiu o investimento, nos cursos de Mestrado. Os pares foram igualmente determinantes nesta tomada de decisão.
This research deals with the theme "adult education" and seeks to present a "case study" on paths and motivations of a group of six students aged greater than or equal to fifty years old, attending masters courses at Instituto Superior de Gestão. The development of the study pretends to: understand and analyze the various academic and professional trajectories, identify reasons for pursuing post-graduate training (master degrees) and detect possible expectations / changes with the completion of the course. Rich in descriptive details, I have privileged the methodology of qualitative research, by an exhaustive content analysis for the collected data, through semi-directive interviews. In summary, the goal for this analysis is to find the answer to the question: What are the motives, adults aged greater than or equal to fifty years old, for attending ISG master degree courses? The final conclusions shows that the motivations are primarily concerned with professional ends, focusing on new projects that attendees will possible develop. The scenario about joining an academic career fulfills the requirements for a possible PhD. The family relations are not very detailed, but the majority of the enquired have adult children and the partner supports them to invest in the Masters course. The relationships were also key impelling points for decision-making.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6272
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