Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6273
Título: Envolvimento dos alunos na escola : um estudo no ensino secundário
Autor: Ramos, Maria Zamira Pires, 1955-
Orientador: Carvalho, Carolina, 1960-
Palavras-chave: Envolvimento dos alunos
Motivação dos alunos
Ensino secundário - Portugal
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Este estudo teve como objectivo principal descrever, compreender e comparar os alunos do 12º ano de escolaridade, dos cursos profissional, geral e nocturno, numa Escola Secundária de Lisboa, em relação ao seu envolvimento escolar, e analisar as consequências do envolvimento e da motivação dos alunos a nível afectivo, comportamental e cognitivo. A metodologia adoptada é descritiva e interpretativa. No estudo participaram 60 alunos dos cursos profissional, geral, nocturno. Os instrumentos de recolha de dados foram: O Questionário do Envolvimento dos Estudantes na Escola (QEEE), (adaptado por Veiga, 2009), cujo fim é procurar conhecer as representações dos estudantes em relação às suas experiências de aprendizagem. Um segundo Questionário sobre a Motivação e Envolvimento na Sala de Aula, de resposta aberta, foi aplicado com vista a estudar a importância da motivação e do envolvimento dos alunos na sala de aula, onde estes referem as expectativas face ao ensino secundário, a recompensa pelo esforço de estudo, pela motivação e envolvimento dos alunos no interesse e gosto pela escola, e, ainda, sobre a motivação e envolvimento dos professores para com os alunos, salientando a sua influência na aprendizagem dos alunos, no gosto e participação das actividades escolares. É, também, referido que o relacionamento dos alunos entre si e os professores é positivo e muito gratificante. Segundo as representações dos alunos, espelhada na maioria das respostas dadas, os professores desempenham um papel determinante no rendimento escolar de qualquer aluno e, para além de serem professores, são acima de tudo seus amigos. A análise dos resultados obtidos nos questionários evidencia diferenças sobre a motivação e o envolvimento dos alunos dos diferentes cursos. Os resultados obtidos também evidenciam que quanto maior for o envolvimento dos professores com os alunos, tanto maior é a possibilidade de estes se envolverem nas actividades das aulas e da escola, tendo, assim, um desempenho mais eficaz. O estudo termina com a indicação de limitações e apresenta algumas sugestões como proposta de futuro trabalho.
This survey had as its main purpose to describe, understand and compare 12th form pupils, who are attending the professional, regular and evening courses in a Secondary School in Lisbon, concerning their school engagement, and this way analyse their engagement consequences and the pupils’ motivation in an emotional, a behavioural and a cognitive level. The adopted procedure is both descriptive and interpretative. In this survey there take part 60 pupils attending either the regular or the professional or even the evening courses. The documents used to gather data up were the Questionário do Envolvimento dos Estudantes na Escola (QEE) – Questionnaire of the pupils’ engagement in the School (adapted by Veiga, 2009), whose aim is to find out the pupils’ awareness towards their learning experiences. Another questionnaire about Motivation and Engagement in the classroom, open answer one, was used to study the importance of pupils’ motivation and engagement in the classroom where they refer their expectations up to the secondary education, their reward for their learning effort, for their motivation and their engagement regarding their interest and their school liking, and also, about their teachers’ motivation and engagement towards their pupils, pointing out their influence up to their pupils’ learning, their liking and their participation in school events and activities. It is also referred that the relationship both among pupils themselves and their teachers is positive and pretty rewarding. After these pupils’ representations, which can be read in the bulk of their answers, their teachers play an important role in their school results since besides being teachers they are especially friends. The analysis of the results obtained via the questionnaires demonstrates differences about pupils’ motivation and engagement in the different courses. The results obtained also demonstrate the more the teachers’ engagement is up to their pupils the higher the pupils’ chance to participate in the classroom and the school activities, having this way a more effective performance.The study is concluded by showing the limitations and by pointing out some suggestions as a future work proposal.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/6273
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie040035_tm.pdf1,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.