Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6274
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrilhante, Maria João, 1956-por
dc.contributor.advisorBaranda, Consolaciónspa
dc.contributor.authorPereira, Silvina, 1956-por
dc.date.accessioned2012-05-09T16:16:34Z-
dc.date.available2012-05-09T16:16:34Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/6274-
dc.descriptionTese de doutoramento, Estudos Artísticos (Estudos de Teatro), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010por
dc.description.abstractEsta dissertação está organizada à semelhança de uma obra dramática clássica. Nela se encontra um prólogo, cinco actos e um epílogo. No I acto /I parte é apresentado o estado da arte em relação à Vida e Obra do autor. Cientes de que a vida ilumina a obra apresentamos uma recensão diacrónica dos dados biográficos, trazendo à luz sete documentos inéditos respeitantes a Jorge Ferreira de Vasconcelos, dando informações sobre manuscritos e incluindo uma bibliografia crítica da obra impressa do autor. No II acto/II parte falar-se-á da época e de alguns constrangimentos, que influenciaram a recepção da obra como aconteceu com a Censura Inquisitorial; no III acto/III parte apresenta-se uma panorâmica da teoria e da prática do teatro renascentista português, ibérico e europeu, enquadrando em várias frentes o teatro de Jorge Ferreira de Vasconcelos no contexto artístico e teatral do seu tempo; no IV acto/IV parte apresenta-se a análise dramática e teatral dos textos das três comédias: Eufrosina, Aulegrafia e Ulysippo; no V acto/V parte fala-se da experiência pessoal como dramaturgista, encenadora e actriz nas comédias de Jorge Ferreira de Vasconcelos produzidas pelo Teatro Maizum.por
dc.description.abstractEsta tesis está organizada a la semejanza de una obra dramática clásica. En ella se encuentra un prólogo, cinco actos y un epílogo. En el I acto/I parte se presenta el estado del arte en relación a la vida y obra del autor. Consciente de que la vida ilumina la obra se presenta una recensión diacrónica sobre los datos biográficos, trayendo a la luz siete documentos inéditos relativos a Jorge Ferreira de Vasconcelos, dando informaciones sobre manuscritos e incluyendo una bibliografía crítica de los libros impresos del autor. En el II acto/II parte se hablará de la época y de algunos constreñimientos, que influyeron en la recepción de la obra como sucedió con la Censura Inquisitorial; en el III acto/III parte se presenta una panorámica de la teoría y de la práctica del teatro renacentista portugués, ibérico y europeo, encuadrando en distintas frentes el teatro de Jorge Ferreira de Vasconcelos en el contexto artístico y teatral de su tiempo; en el IV acto/IV parte se presenta el análisis dramático y teatral de los textos de las tres comedias: Eufrosina, Aulegrafia y Ulysippo; en el V acto/V parte se habla de la experiencia personal como dramaturgista, directora escénica y actriz de las comedias de Jorge Ferreira de Vasconcelos producidas por el Teatro Maizum.spa
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectVasconcelos, Jorge Ferreira de, 1515?-1585?por
dc.subjectTeatro - Portugal - séc.16por
dc.subjectEstética da recepção - Portugal - séc.16por
dc.subjectCensura - Portugal - séc.16por
dc.subjectRepresentações teatrais - Portugal - séc.16por
dc.subjectBiografiaspor
dc.subjectTeses de doutoramento - 2010por
dc.titleTras a nevoa vem o sol:as comédias de Jorge Ferreira de Vasconcelospor
dc.typedoctoralThesiseng
Aparece nas colecções:FL - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulsd65248_td_Silvina_Pereira.pdf15,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.