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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6275

Título: Intersubjectividade e abismo na discussão estética
Autor: Pedro, José Manuel Guerra Quaresma, 1965-
Orientador: Serrão, Adriana Veríssimo, 1951-
Palavras-chave: Estética
Filosofia da arte
Teses de doutoramento - 2008
Issue Date: 2008
Resumo: A altercação entre dois sujeitos que visam um objecto estético comum, tem sempre por perto a sombra projectada pelo homo aestheticus (ambulante, bulímico e disruptivo) que percorre os respectivos ânimos, instaurando a suspeita sob as conquistas da actividade comunicacional por ambos desenvolvida, devido à conjugação específica de orientações estéticas, interesses cognitivos e implicações éticas. É por este motivo que quando falamos da “gravidade” do consenso, obtido ou a obter numa interlocução estética, este estado intersubjectivo nunca é a última palavra do telos da comunicação e do lance judicativo partilhado. Se chegar o momento da transformação da comunicação - que produziu o consenso - em discussão e troca de argumentos para disputar a validade e adequação dos mesmos aos objectos estéticos visados, e discutir directa ou indirectamente a expressão da autenticidade dos estados interiores dos participantes, então a suspeita, nos seus movimentos implícitos e súbitas aparições, vai “destronar” o acordo obtido e provocar o surgimento de dificuldades de coordenação entre a vida espontânea da faculdade de julgar e a reflexão que é necessária à manutenção da promessa de não colocar em risco a emancipação estética do outro. A questão da assimetria e a exigência da reciprocidade entre dois sujeitos que se envolvem numa discussão estética; a simultaneidade da reivindicação de uma ética do discurso para a expressão das emoções estéticas pessoais, e a tendência para a préassimilação dos juízos do outro ao nosso juízo numa disputa que é ambivalente («dramatúrgica» e proposicional), são problemas tratados nesta tese em conexão com autores (Kant, Feuerbach, Husserl, Herbert Mead, Habermas) que nos deixaram legados decisivos sobre problemas tais como: o abismo interior e o abismo intersubjectivo; a sociabilidade insociável (ungesellige Geselligkeit); a alteridade; o mundo da vida (Lebenswelt) a intersubjectividade e o «Eu poroso»; os actos comunicacionais, entre outros. Esta dissertação pretende demonstrar que a forma particular de cada um filtrar o mundo da vida, a correlação deste com os actos comunicacionais que dão forma proposicional e «dramatúrgica» às reivindicações estéticas daquele que julga, e o conflito das interpretações dos símbolos estéticos, são um conjunto de condições que nos esforçamos continuamente por reunir de maneira co-funcional.
L’entente entre deux partenaires qui s’engagent à une communication esthétique a toujours près de soi l’ombre d’un homo aestheticus (ambulant, irruptif) qui émet des soupçons aux conquêtes de l’activité communicationnelle pour des raisons esthétiques, cognitives et éthiques. C’est ainsi quand on parle de la « gravité» du consensus obtenu ou à obtenir dans une interlocution esthétique, cet état intersubjectif n’est jamais le dernier mot du telos de la communication et du jugement partagé. S’il arrive le moment de transformer la communication - qui a produit le consensus - en discussion et échange d’arguments pour discuter l’authenticité des états intérieures des partenaires, et aussi, la validité et adéquation des arguments aux objets esthétiques visés, alors, le soupçon sur ses mouvements implicites et sur ses apparitions explicites va détrôner l’entente et provoquer des difficultés de coordination entre la vie spontanée de la faculté de juger et la réflexion qui est nécessaire à la maintenance de la promesse de ne pas faire risquer l’émancipation esthétique de l’autre de la discussion. Les questions de l’assymétrie ou de la réciprocité entre deux sujets en train de discuter esthétiquement ; la simultanéité de la revendication d’une étique du discours pour l’expression des émotions esthétiques personnelles et d’une tendance à l’aveuglement en face de l’autre partenaire de la dispute «dramaturgique» et propositionnelle, est traitée en cette thèse en connexion avec des penseurs (Kant, Feuerbach, Husserl, Habermas, parmi d’autres) qui ont laissé des légats importants sur problèmes tels que : l’abîme intérieur et l’abîme intersubjectif ; la sociabilité insociable (ungesellige Geselligkeit); l’altérité, le monde de la vie (Lebenswelt), l’intersubjectivté et le « moi poreux », les actes communicationnels parmi d’autres. Le but de cette dissertation est de démontrer que la forme particulière de chacun filtrer le monde de la vie, la correlation de ce monde avec les actes communicationnels, le rapport avec les revendications esthétiques de celui qui juge, et le conflit dans l’intérpretation des symboles esthétiques, sont un ensemble de conditions qu’on essaie toujours de joindre de manière co-fontionnelle.
Descrição: Tese de doutoramento em Filosofia (Estética e Filosofia da Arte), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Letras, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10451/6275
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