Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6278
Título: Trabalho de projecto na educação de adultos : uma investigação sobre a prática
Autor: Oliveira, Maria Paula Rosa Delgado Bandeira de, 1958-
Orientador: Galvão, Cecília, 1955-
Palavras-chave: Educação de adultos - Portugal
Trabalho colaborativo
Trabalho de projecto
Teses de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: Os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) possuem uma estrutura curricular orientada para o desenvolvimento de competências nos formandos o que possibilita a utilização de metodologias diversificadas que poderão ir ao encontro das suas necessidades de formação. No âmbito do curso EFA de dupla certificação de Técnico de Análise Laboratorial construímos um projecto visando o desenvolvimento de competências, promovidas através de actividades colaborativas, que envolveram professores/formadores e alunos/formandos. Com esta investigação, assente numa metodologia interpretativa de natureza qualitativa, pretendemos compreender uma acção educativa na perspectiva dos intervenientes, formandos e formadores participantes. Houve a preocupação de saber a forma como os formandos percepcionam, apreciam e validam o processo, assim como de conhecer a perspectiva dos formadores face às práticas desenvolvidas. As estratégias utilizadas na recolha de dados incluíram a observação participante, a entrevista e a análise documental, nomeadamente os instrumentos de autoavaliação utilizados e as produções escritas dos alunos. De forma a dar resposta à questão de investigação, a informação recolhida foi organizada de modo predominantemente descritivo e em simultâneo com a sua interpretação. Os resultados obtidos vão no sentido de mostrar que o trabalho de projecto e colaborativo pode servir uma prática orientada para processos formativos mais adequados à educação e formação de adultos numa perspectiva de desenvolvimento e crescimento pessoal com impacto nos aspectos profissional, social e político dos formandos.
"Education and Training Courses for Adults" (EFA) have a curriculum structure that enables the use of different methodologies development for trainee‟s skills and needs. In an EFA course for analysis certification, this curricular project was developed to assess educational collaborative activities involving trainers and trainees. The purpose of this work is to understand the educational activity adopted through the participants perspective. Qualitative data was collected using different strategies such as: participant observation, interviews and, analysis of trainees‟ self-evaluation and written work. Qualitative content analysis methodology was used to assess the collected data. The results achieved show that projects and collaborative work are educational methodologies that improve EFA courses and can also advance the growth of trainees personally, professionally, politically and socially.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Formação e Aprendizagem ao Longo da Vida), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6278
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie040027_tm.pdf1,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.