Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6279

Título: PRA : Para Reviver Aprendizagens
Autor: Cabral, Carla Sofia Pinto Lopes, 1976-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Certificação de competências
Portefólios
Trabalhos de Projecto de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em Educação e Formação de Adultos e Jovens pouco Escolarizados. A motivação para a escolha deste tema prende-se com questões profissionais, pois encontro-me a exercer as funções de profissional de RVC num Centro Novas Oportunidades. No decorrer da minha actividade profissional, incentivei sempre os adultos a apostarem na sua formação e ciente dessa necessidade constante, decidi, eu também, apostar na minha formação. Assim, e tendo vontade de aprofundar os meus conhecimentos na área da educação e formação de adultos, decidi realizar o presente Mestrado. No nosso país, os Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, actualmente designados por Centros Novas Oportunidades, e o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC), enquanto modalidade de educação e formação, assumem cada vez mais um papel de destaque no quadro da aprendizagem ao longo da vida. Este projecto é composto por três eixos: o primeiro eixo consiste numa reflexão pessoal sobre a minha experiência profissional no campo da educação e formação de adultos; o segundo é de natureza teórica, sobre a evolução da prática de reconhecimento de competências; o terceiro, de natureza empírica, reporta-se à construção de um guia orientador para a construção do portefólio reflexivo de aprendizagens (PRA) de nível básico. Esta experiência permitiu-me reflectir sobre a minha actividade profissional, fazendo um balanço do próprio processo, evidenciando os pontos fortes e os paradoxos existentes.
This work was developed within the scope of the Educational Sciences Master’s Degree, in the branch of Under-Schooled Adults and Youngsters’ Education and Training. The motivation to the choice of this theme is linked to professional issues, since I’m presently developing activities as an RVCC professional in a New Opportunities Center. Throughout my professional activity, I’ve always encouraged adults to invest in their training and, being aware of that constant need, I also decided to invest in my own training. Therefore, willing to deepen my knowledge in the adults’ educational and training area, I have decided to present this Master’s Degree. In our country, the Centers for the Validation and Certification of Acquired Competencies, presently known as New Opportunities Centers, and the recognition, validation and certification of competencies process (RVCC), as a method of education and training, have progressively played a leading role in the framework of lifelong learning. This project is composed by three lines of thought: the first one is a personal reflection upon my professional experience in the subject field of adults’ education and training; the second perspective is of a theoretical character, concerning the evolution of the practice of competencies’ recognition; the third one, of an empirical character, relates to the production of an orientation guide seeking its way towards the making of a basic level reflexive learning portfolio. This experience allowed me to reflect upon my professional activity, making an assessment of the process itself, standing out both its strong aspects and existent paradoxes.
Descrição: Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6279
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie040021_tm.pdf2,69 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE