Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6284
Título: Competências profissionais dos professores para a construção da relação escola-família : um estudo
Autor: Nunes, Mónica Sofia Marques, 1979-
Orientador: Rodrigues, Ângela, 1948-
Palavras-chave: Formação de professores
Relação escola-família
Qualificações profissionais
Encarregados de educação
Teses de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: A sociedade, em profundas e repetidas mudanças, tem vindo a exigir o aumento de papéis desempenhados pelo professor, nas escolas portuguesas. Das múltiplas funções atribuídas, a relação que o professor do 1º Ciclo estabelece com a família dos alunos, constitui uma das vertentes profissionais ainda pouco desenvolvida. Estudos anteriores consideram que o professor poderá ser o desencadeador da ligação entre as duas entidades e, portanto deve a formação de professores prepará-los para o exercício desta função. Face a esta conjuntura, propusemos debruçar o nosso estudo sobre as competências profissionais consideradas relevantes para o estabelecimento de uma relação bem articulada entre a escola e a família. Assim, pretendeu-se conhecer as perspetivas dos encarregados de educação no relacionamento que mantêm com o professor do seu educando e, conhecer as perspetivas dos professores sobre a relação com os encarregados de educação, com o propósito de identificar as competências profissionais que detém e que consideram necessárias. Procurámos ainda, a partir do discurso dos docentes, perspetivar modalidades de formação para adquirir ou desenvolver as competências consideradas necessárias neste domínio. Em termos metodológicos, optámos por realizar um estudo qualitativo, seguindo uma abordagem interpretativa, privilegiando a recolha de dados através da realização de entrevistas aos professores e de questionários aos encarregados de educação. A investigação revelou que existem fatores, identificados no discurso dos docentes e dos encarregados de educação, que potencializam a aproximação da escola à família e da família à escola, indo ao encontro dos interesses dos alunos/educandos. A interação que se gera a partir da vinda dos encarregados de educação à escola permite e favorece uma estreita participação e colaboração destes, com o professor.
The society in profound and repeated changes has been demanding increased roles of the teacher, in Portuguese schools. Of multiple roles assigned, the relation that the first degree teacher establishes with the family of students is one of the professional aspects still underdeveloped. Previous studies consider that the teacher can be the trigger of the link between the two entities and, therefore the training of teachers should prepare them to perform this function. Based in this situation, we propose to study about the skills considered relevant to the establishment of a well-articulated relationship between school and family. Thus, we sought to understand the perspectives of parents in the relationship they have with your child's teacher and meet the teachers' perspectives on the relationship with parents, with the purpose to identify the skills which owns and considered necessary. We sought also, from the discourse of teachers, think about training modalities to acquire or develop the skills deemed necessary in this field. In methodological terms, we chose to conduct a qualitative study, following an interpretive approach, focusing on data collecting through interviews to teachers and questionnaires to parents. The investigation revealed that there are factors identified in the discourse of teachers and parents that facilitate the approach the school to the family and the family to the school, meeting the interests of students/child’s. The interaction that happens from the coming from parents to school allows and fosters a close involvement and collaboration with the teacher.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6284
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