Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6285

Título: Desenvolvimento de competências reflexivas dos futuros professores do 1º ciclo do ensino básico
Autor: Abrantes, Ana Sofia Duarte Pereira, 1981-
Orientador: Esteves, Maria Manuela, 1949-
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Ensino básico (1º ciclo)
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: A Formação Inicial de Professores tem vindo a ser alvo de inúmeros estudos realizados por autores, tais como Zeichner, Perrenoud e Korthagen, todos eles simultaneamente Formadores de Professores. O Estágio Profissional constitui um dos aspectos contemplados no contexto da Formação de Professores dada a sua importância, uma vez que representa um dos primeiros momentos de contacto com a prática profissional. Assim, no âmbito da Formação Reflexiva de Professores, a Reflexão assume um papel central no decorrer dos Estágios Profissionais. O presente estudo desenvolveu-se então a partir da análise de produções reflexivas que são realizadas por formandos neste contexto, os “Cadernos de Reflexão Profissional”. Tendo como ponto de partida esses Portfolios Reflexivos, colocaram-se as seguintes questões: Existem manifestações de reflexividade, nos portfolios? A que tipos de reflexão correspondem as manifestações presentes nos portfolios? A que fases do processo de reflexão correspondem as manifestações presentes nos portfolios? Evidencia-se algum tipo de evolução dos discursos dos formandos, ao nível da reflexividade, em diferentes momentos da elaboração dos portfolios? Constatou-se que todos os portfolios analisados contêm manifestações de reflexividade. Essas manifestações correspondem a diversos tipos de reflexão, de acordo com o modelo de análise da reflexão apresentado por Zeichner & Liston, e incorporam, em conformidade com o modelo de Korthagen & Vasalos, diferentes fases do processo de reflexão. É visível alguma evolução na escrita dos portfolios, no sentido da reflexividade, entre a primeira e a segunda reflexão de cada formando analisadas neste estudo.
The Initial Teacher Education has been the target of numerous studies by authors such as Zeichner, Korthagen and Perrenoud, all of them simultaneously Teacher Trainers. The Professional Training is one of the aspects covered in the context of Teacher Education given its importance, since it represents one of the first moments of contact with professional practice. So, under the Reflective Teacher Education, Reflection plays a central role in the course of Professional Training. This study was developed from the analysis of reflective products that are made by the trainees in this context, the "Professional Reflection Journals". Taking these Reflective Portfolios as a starting point, the following questions were asked: Are there manifestations of reflexivity, in the portfolios? What types of reflection correspond to the manifestations present in the portfolios? To what stages of the reflection process correspond the manifestations present in the portfolios? Is it evident some kind of evolution of speeches of the trainees, at the level of reflexivity, at different times of the portfolios elaboration? It was found that all analyzed portfolios contain reflexivity manifestations. These manifestations correspond to different types of reflection, according to the analysis model of reflection presented by Zeichner & Liston, and incorporate, in accordance with the model of Korthagen & Vasalos, different stages of the reflection process. It is visible an evolution in the writing of the portfolios, in terms of reflexivity, between the first and second reflections of each trainee analyzed in this study.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6285
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie040047_tm.pdf2,24 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE