Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6287
Título: A mediação socioeducativa na Escola Básica do 2 e 3º ciclo do Bairro Padre Cruz
Autor: Marques, Mélanie Gonçalves, 1988-
Orientador: Freire, Isabel Pimenta, 1952-
Palavras-chave: Mediação escolar
Educação intercultural
Mediação de conflitos
Relatórios de estágio de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: O presente trabalho, enquadra-se na modalidade de estágio curricular, realizado no Agrupamento de Escolas do Bairro Padre Cruz, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, na área da Educação Intercultural. A área de intervenção em que esta modalidade de trabalho se insere é a Mediação Socioeducativa em contexto escolar. E teve como principal objectivo compreender como se aplica a mediação num contexto tão dinâmico e heterogéneo como é o caso da Escola do Bairro Padre Cruz. Durante o estágio, integrei um conjunto de projectos e actividades que incidiram, fundamentalmente, no apoio à dinamização das acções levadas a cabo pelo GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família), na presença e análise do trabalho realizado no EIRA (Espaço de Integração, Reflexão e Actividade) e ainda, na concepção e desenvolvimento de um Clube de Mediação. A realização do estágio nestes diferentes projectos/serviços do Agrupamento de Escolas do Bairro Padre Cruz permitiu-me compreender como se pratica e desenvolve a mediação num contexto como este. Ao mesmo tempo, consolidei essas aprendizagens com um conjunto de bases teóricas que não só fundamentaram a área de intervenção em que estava a actuar, como também o contexto escolar em que estava inserida.
This work into the kind of curricular, in neighborhood Padre Cruz School, for the Degree of Master of Science in Education in the area of Intercultural Education. The area of intervention performed in this type of work was on Socio Mediation in school context and had as main objective to understand how to do mediation in a context as dynamic and plural as in the case of neighborhood Padre Cruz School. In methodological terms, I joined a number of projects and activities, wich mainly focused in participation and dynamic shares of GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família), in presence and studying the work of EIRA (Espaço de Integração, Reflexão e Actividade) and in the design and development of a Mediation Club. The realization of the traineeship at the different services and projects to neighborhood Padre Cruz School allowed me to understand how to apply the mediation in such context. At the same time, consolidate these learnings with a set of theoretical bases that not only justified the intervention area that was acting, but also the school context in it was inserted.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6287
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie039985_tm_Anexo_4.xlsx14,47 kBMicrosoft Excel XMLVer/Abrir
ulfpie039985_tm_tese.pdf4,17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.