Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6295
Título: Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960): estudos comparados Portugal-Brasil
Autor: Ó, Jorge Ramos do
Carvalho, Luís Miguel
Palavras-chave: Educação Comparada
História da Educação em Portugal
Data: 2009
Editora: Educa & Ui&dCE
Resumo: Os dois estudos que compõem este volume sistematizam os resultados das actividades de investigação desenvolvidas no âmbito do projecto Modernidade Pedagógica: Estudos comparados Brasil – Portugal e que teve o apoio da FCT (através do POCI) e da Unidade de Investigação em Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Ui&dCE). Centrámo -nos na produção de modelos relacionados quer com soluções educativas e pedagógicas – enfatizando o trânsito internacional do conhecimento e os mecanismos sociais da sua circulação –, quer com o governo da população escolar, dando especial atenção aos processos discursivos que se referiram à identidade dos alunos e à necessidade da sua inspecção. A nossa tarefa foi, assim, a de coligir materiais empíricos e a de produzir uma reflexão susceptível de os problematizar, queremos dizer, perspectivar a análise dos documentos históricos, alguns deles inéditos, a partir de conceitos específicos, elaborados tanto na literatura teórica quanto nos estudos de educação comparada.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/6295
ISBN: 9789898272010
Aparece nas colecções:FPCE-UOE-HEEC- Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Emergência_e_circulação_do conhecimento_psicopedagógico_moderno.pdf2,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.