Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6295
Title: Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960): estudos comparados Portugal-Brasil
Author: Ó, Jorge Ramos do
Carvalho, Luís Miguel
Keywords: Educação Comparada
História da Educação em Portugal
Issue Date: 2009
Publisher: Educa & Ui&dCE
Abstract: Os dois estudos que compõem este volume sistematizam os resultados das actividades de investigação desenvolvidas no âmbito do projecto Modernidade Pedagógica: Estudos comparados Brasil – Portugal e que teve o apoio da FCT (através do POCI) e da Unidade de Investigação em Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Ui&dCE). Centrámo -nos na produção de modelos relacionados quer com soluções educativas e pedagógicas – enfatizando o trânsito internacional do conhecimento e os mecanismos sociais da sua circulação –, quer com o governo da população escolar, dando especial atenção aos processos discursivos que se referiram à identidade dos alunos e à necessidade da sua inspecção. A nossa tarefa foi, assim, a de coligir materiais empíricos e a de produzir uma reflexão susceptível de os problematizar, queremos dizer, perspectivar a análise dos documentos históricos, alguns deles inéditos, a partir de conceitos específicos, elaborados tanto na literatura teórica quanto nos estudos de educação comparada.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/6295
ISBN: 9789898272010
Appears in Collections:FPCE-UOE-HEEC- Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Emergência_e_circulação_do conhecimento_psicopedagógico_moderno.pdf2,59 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.