Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6297
Título: A etnia cigana : cultura e educação
Autor: Sousa, Dália da Conceição Pereira de, 1959-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Ciganos - Portugal
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: Na sequência dos novos modelos formativos, mais precisamente os cursos de Educação e Formação de Adultos, houve uma abertura das escolas a estas novas ofertas formativas, o que fez com que um novo público começasse a chegar em massa à escola, adultos de etnia cigana, que iniciam a sua escolaridade ou dão continuidade à mesma, em função da certificação obtida anteriormente. O objectivo geral deste projecto consiste em perceber de que forma cultura e educação se encontram associadas na etnia cigana e qual a obrigatoriedade deste povo em participar neste espaço formativo, bem como as razões que os levam ao abandono e quais as expectativas daqueles que decidem permanecer. Na sequência da análise interpretativa, resultante das entrevistas feitas aos entrevistados de etnia cigana, foi manifestada, de um modo particular, a consciencialização da necessidade de mudança, nas questões de educação, de forma a que ambos os sexos, homens e mulheres, possam ir à escola, fazendo com que a analfabetização e abaixa escolarização deixem de existir, e que este espaço formativo passe a ser encarado como um local, não só de aquisição e partilha de saberes, mas também de convívio, onde novas dinâmicas serão postas em prática, passando a educação a ser vista numa perspectiva formal e não formal, onde os conhecimentos já adquiridos e valorizados no seu grupo de pertença, passem a ter significado na escola, havendo assim uma interligação entre cultura e educação, nestes cidadãos, não minimizando a sua auto-estima ou marginalizando-os.
Following the new formation models, specifically courses in Adult Education and Training, there was an opening of schools to these new formation offers, which led a massive new audience to school, gipsy adults who start or continue their education, depending on the certification already obtained. The overall objective of this project is to understand, how culture and education are associated with the gypsy community and the obligation of this people to participate in this formative project, as well as the reasons that lead to abandonment and the expectations of those who decide to stay. Following the interpretive analysis, resulting from the interviews done to the audited gipsy, it was manifested, in a particular way, the awareness of the need for change in education issues, so that both sexes, men and women can go to school, so that illiteracy and low education cease to exist, and that school can be regarded as a place, not only of acquiring and sharing knowledge, but also of coexistence, where new dynamics will be implemented, being education viewed from a formal and informal perspective, where the knowledge already acquired and valued in their group membership, start to have meaning at school, so there is a link between culture and education in these citizens, not minimizing their self-esteem or marginalizing them.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6297
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