Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6299
Título: Adultos desempregados no reconhecimento e validação de adquiridos experienciais
Autor: Guilhas, Ana Luísa Rodrigues, 1980-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Adultos pouco escolarizados - Portugal
Desemprego
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: Este estudo realizado no âmbito do Mestrado em Ciências de Educação, área de especialização em Formação de Adultos, tem por objectivo proporcionar um percurso de autoformação resultante de três dimensões. Num primeiro momento, centramo-nos na sistematização de elementos históricos e teóricos sobre a Formação de Adultos, num segundo momento, na reflexão sobre o meu percurso profissional e nas principais aprendizagens resultantes do mesmo e, num terceiro momento, na análise da prática profissional, nomeadamente, na integração de adultos desempregados em Processos de Reconhecimento e Validação de Adquiridos Experienciais. Quanto à metodologia, recorreu-se à análise documental, centrada no Despacho n.º 17658/2010 de 25 de Novembro e no documento que orienta a sua operacionalização. Recorreu-se, ainda, ao tratamento e análise dos dados do Centro Novas Oportunidades da Escola Anselmo de Andrade, referentes à integração da população desempregada, descrevendo as alterações necessárias à dinâmica do Centro. Foram muitos os factores a ter em linha de conta: por um lado, as orientações directas e os objectivos dos organismos competentes; por outro, as condições materiais necessárias à operacionalização dos percursos; e, por fim, as equipas que encontrandose no terreno são obrigadas a avaliar tanto o primeiro factor como o segundo e finalmente a dar uma resposta válida apesar de todas as limitações, constrangimentos e incongruências que possam existir. Numa reflexão final, cruzou-se a visão actualmente predominante das políticas de educação de adultos pouco escolarizados, confrontando-a com a realidade vivida pelas equipas dos CNO no terreno e, com esta análise, apresentou-se uma perspectiva crítica dessas mesmas políticas, adoptadas como medida de combate ao desemprego.
This study, undertaken for the Masters in Science of Education, is specifically focused on Adult Education and aims to promote a self-learning process as a result of a three sided point of view. Firstly, I focused on summarizing historical and theoretical elements of Adult Training. Secondly, I analyzed my career and working experience, and consequently the key lessons and knowledge I have attained from it. And thirdly, I directed my attention to the analysis of my present working context, that is to say, the integration of unemployed adults in the Recognition and Validation of Acquired Experience Processes. Concerning my methodology, it is based on a documentary analysis, focused on the Official Report No. 17658/2010 of November 25th, and on the document with the guidelines for its implementation. It also consists of the processing and analysis of data from the Centro Novas Oportunidades da Escola Anselmo de Andrade. This data refers to the integration of the unemployed, describing the necessary changes regarding the dynamics of the Center. Many factors were considered: on one hand, the direct guidance and goals of the competent offices; on the other hand, the availability of the infrastructures and necessary means to implement the courses and finally, the working teams in the field, which are required to take all those factors into consideration, in order to come up with viable solutions despite all the limitations, constraints and discrepancies. In a final thought, I took the currently dominant view of adult education policies concerning adults with little schooling, and compared it with the reality experienced by the CNO teams in the field. By doing so, I presented a critical view on those policies, when adopted as a measure to fight unemployment.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6299
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