Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Belas Artes (FBA) >
FBA - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/630

Title: Representação do conceito de criatividade dos pré-adolescentes nas artes visuais
Authors: Rosa, Elsa Maria Ferreira, 1976-
Advisor: Mendes, Ana Bela, 1953-
Keywords: Criatividade artística
Educação artística
Ensino artístico
Teses de mestrado
Issue Date: 2009
Abstract: Nos dias de hoje, a Criatividade ocupa um lugar de evidência, sendo sobejamente abordado nas empresas, na Educação e na sociedade. A sua aprendizagem adquire soberba importância na Escola, enquanto processo para o desenvolvimento de competências essenciais, em especial na Educação Artística e, em particular, na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Por esta razão, e com o intuito de fazermos uma transposição para a realidade concreta do contexto em que leccionamos, decidimos efectuar um estudo empírico para avaliar o conhecimento que os pré-adolescentes têm do conceito de Criatividade e como a avaliam em presença da obra de arte, bem como a percepção e a justificação relativamente à mesma.Este estudo foi realizado com recurso à aplicação de um questionário digital (Access) tendo como população os alunos da Escola Básica 2,3 Mestre Domingos Saraiva. Assim, através deste processo, recolhemos dados relativos às suas preferências, face a um conjunto de obras (fotografia, desenho, pintura e escultura), com recurso às novas tecnologias. Procurámos ainda compreender de que modo os alunos deste grau de ensino relacionam a sua apreciação estética, de carácter cognitivo, em criativo ou original, com as suas preferências de nível afectivo na adesão à obra de arte.Concluímos então, ser necessário desenvolver um trabalho sistemático e mais consistente, de forma a obter uma melhor interiorização, do conceito de criatividade por parte dos alunos
In current times, creativity occupies a central position in companies, education and society, where it is the object of frequent discussion. The learning of creativity attains crucial importance in schools as a process for developing critical skills, specifically in artistic education, and especially so with regard to Visual and Technological Education. Hence, and aimed at achieving a transposition to the concrete reality of the context in which we lecture, we decided to carry out an empirical study to assess preadolescents' knowledge of the concept of creativity, and the way they evaluate it when confronted with a piece of art, as well as their perception and justification of it.This study was accomplished with the use of a digital questionnaire (in Access), and was carried out in a population of students from the Escola Básica 2, 3 Mestre Domingos Saraiva. We thus gathered, through this process, information regarding their preferences towards a series of works (photography, drawing, painting and sculpture), with the use of new technologies. Furthermore, we tried to understand how students at this level of education relate their aesthetic appreciation, which is of cognitive, creative or original nature, with their preferences on an affective level in adhering to a work of art. We eventually concluded that, in order to achieve a better interiorization of the creativity concept among students, a systematic and more consistent approach needed to be developed
Description: Tese de mestrado, Educação artística, 2010, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000583295
http://hdl.handle.net/10451/630
Appears in Collections:FBA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
22764_ULFBA_TES338.pdf18.96 MBAdobe PDFView/Open
22765_ULFBA_TES338_CAPA.JPG76.98 kBJPEGThumbnail
View/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE