Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6305

Title: As tecnologias de informação e comunicação juntamente com o fórum na promoção da formação contínua de professores
Authors: Marques, Susana Cristina Cavaco, 1981-
Advisor: Rodrigues, Ângela, 1948-
Keywords: Formação contínua de professores
Novas tecnologias da informação e da comunicação
Inovação tecnológica - Portugal
Trabalhos de Projecto de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Abstract: A formação contínua de professores é uma área sobre a qual a investigação se debruçou por inúmeras vezes, produzindo diversificados resultados. As estratégias e recursos formativos não marcam pela diversidade e nelas as T.I.C. têm sido muito pouco exploradas. A formação contínua revela dificuldades em conseguir preparar os professores para utilizarem as T.I.C., quer em sala de aula quer em momentos de formação. O nosso projeto pretende contribuir para uma mudança na forma como as T.I.C. são entendidas na formação contínua de professores. Para tal desenvolvemos um projeto centrado na criação e animação de um fórum, aberto à participação de um grupo de professores em exercício. Procedemos à análise das participações e, no sentido de conhecermos a opinião dos sujeitos envolvidos, nomeadamente o seu grau de satisfação em participar no fórum e a sua perspetiva quanto ao contributo que as T.I.C. podem dar nas formações contínuas de professores. Optou‐se por seguir uma investigação inscrita no paradigma interpretativo, seguindo numa metodologia mista: recorremos à análise de conteúdo e os dados obtidos por questionário foram auferidos por análise estatística simples. Os resultados que daqui advieram, mostram que as novas tecnologias são uma estratégia e um recurso válido na dinamização de ações formativas; e que os professores estão motivados e preparados para realizar formação contínua onde as T.I.C. são a estratégia formativa e o fórum o recurso formativo. Também demonstrámos que os professores têm ao seu dispor um dispositivo formativo que vai ao encontro das exigências e das inovações que a sociedade da informação introduz. Embora este projeto apresente algumas limitações, concluímos que conseguimos providenciar um conjunto de pistas e desafios que esperamos que sejam aceites e posteriormente utilizados em estudos futuros, sempre com o intuito de melhorar e atualizar a formação contínua de professores por via da valorização das tecnologias da informação e comunicação.
The continuous formation of teachers is an area over which the investigation had research numerous times, producing diversified results. The strategies and formative resources do not mark them for diversity and ICT have been little explored. The continuous formation of teachers reveals difficulties in preparing teachers to use ICT, in the classroom or in times of formation. Our project aims to contribute to a change in how ICT are understood in the continuous formation of teachers. For such we develop a project focused on creating and animation of a forum, opened to the participation of a group of practicing teachers. We conducted our analysis of share, and in order to know the opinions of the individuals involved, namely their level of satisfaction to participate in forum and its perspective as to the contribution that ICT can provide in continuous formations of teachers. We chosen to follow a research entered in the interpretive paradigm, following a mixed methodology: we resort to the content analysis and the data obtained by questionnaire were earned by simple statistical analysis. The further results show that new technologies are a strategy and a valuable resource in dynamic of continuous formation actions; and the teachers are motivated and prepared to carry out continuous formation where ICT are the formative strategy and forum the formative resource. We also demonstrated that teachers have at their disposal a formative device that meets the requirements and innovations that information society brings. Although this project present some limitations, we conclude that we could provide a set of clues and challenges that we hope that will be accepted and after used in future studies, always aiming to improve and update the continuous formation of teachers through the enhancement of information’s technology and communication.
Description: Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6305
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie040055_tm.pdf893.4 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE