Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6306

Título: As tecnologias de informação e comunicação : novas práticas para antigos saberes da escola
Autor: Santana, Jorge Lázaro de Melo
Orientador: Chagas, Isabel, 1952-
Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e da comunicação
Organização curricular
Ensino básico - Brasil
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) declaram que o ensino básico no Brasil deve preparar o estudante para a sua vida, qualificando-o no que se refere ao exercício de sua cidadania e capacitando-o para um aprendizado contínuo, fatores preponderantes para a sua colocação no mundo profissional. Salientam, entre os seus objetivos, a necessidade do estudante de utilizar diversas fontes de informação e recursos tecnológicos para obtenção e construção do saber. A partir do momento em que a evolução tecnológica atinge os muros internos escolares, constata-se a indispensabilidade de se extrair ao máximo os benefícios que esta evolução é capaz de oferecer. O professor não pode se omitir nem se deslumbrar diante dos avanços tecnológicos, mas ele deve observar e manter o equilíbrio para traçar objetivos diante da enorme propagação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ambiente educacional. Tendo em vista que na Bahia há uma escassez de estudos relativamente à práxis de integração das TIC no ensino, acredita-se que a importância e a utilidade de uma investigação nesta área, seja fundamental. Primeiramente, importa examinar como a integração curricular das tecnologias ocorre nas instituições públicas estaduais do ensino básico, mais bem conceituadas, no estado da Bahia, Brasil para, em seguida, estabelecer o nexo entre a utilização das TIC e as práticas pedagógicas nestas instituições. Para tal, utilizou-se a metodologia descritiva que se baseia na recolha de dados a partir de questionário e entrevistas com os docentes e a observação das práticas dos profissionais nas salas de aulas. Ao fim da investigação, observou-se que os professores não consideram que o uso da TIC seja de qualidade nas escolas, pois, na prática, são obrigados a utilizar as TIC apenas para efeitos burocráticos. Os professores apontam que as barreiras que impedem a integração curricular e o uso efetivo da TIC nas aulas estão associadas à quantidade insuficiente de equipamentos e à conexão lenta da internet, fatores que os desestimulam a conhecer e a empregar técnicas de integração das tecnologias ao currículo. Entretanto, a maioria dos docentes considera que, dentro das possibilidades, está fazendo um uso exemplar das TIC e apenas uma minoria declarou que ainda está em processo de reconhecimento e aprendizado das referidas tecnologias. Constatou-se também que a utilização supostamente exemplar das TIC está relacionada diretamente com as atitudes dos professores, que por estes estarem mais suscetíveis a ajudar e a receber auxílio de outros profissionais ou seja pelo interesse de possuir uma formação continuada. Por fim, regista-se que há, de nossa parte, um grande interesse de prosseguir neste campo de investigação, com o mesmo alvo, a comunidade escolar entrevistada e observada durante o curso de mestrado, com vistas a dar um contributo para as limitações apontadas durante esta primeira investigação, englobando sugestões e propostas envolvendo as Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas ao Colégio Estadual Raphael Serravalle.
In Brazil, The National Curriculum Parameters (PCN) state that the basic education is to prepare the students for life, qualifying them in the enjoyment of their citizenship and lifelong learning, both for their ongoing education and professional life. The PCN point out, among their objectives, that students need various sources of information and technology to acquire and build up their knowledge. From the moment that technological changes affect the schoolhouse walls, there is a requirement for extracting the maximum of benefits that this development is able to offer. The teachers cannot fail in this demand nor being dazzled or irresponsible before the new technology. Instead, the teachers must observe and maintain balance to establish and achieve goals in the field of Information and Communication Technologies (TIC). Considering that in Bahia there is a lack of studies regarding to the practice of integrating TIC in education, we believe that our study is an important starting place concerning to this practice. In order to overview how the curriculum integration of the new technologies in the best rated state public schools of Bahia, Brazil, for basic education, is been holding, we investigated the perform of the teachers to see how the use of TIC in pedagogical practices in these institutions have being carried out. To achieve this ultimate aim, we used the descriptive methodology based on the collection of data throughout questionnaires and interviews with teachers, as well as classroom observation. At the end of this investigation, we could observe though that the teachers do not classify the use of TIC in a good standard once the praxis has been seized mostly in a bureaucratic level. The teachers say that the barriers to improve the curriculum integration and effectives the use of TIC in the classroom are associated with insufficient number of equipment as well as a slow Internet connection, facts that discourage the teachers to integrating technology into the curriculum. On the other hand, we also could detect that the use of TIC is a matter of the teachers’ attitude before the presented situation, which includes more acceptance to receive instructions from others professionals, likewise, the interest of the teachers to having a continuum educational formation. This research showed great potential to be continued. In this sense, it is important to mention that we have great interest to pursue in this field of study. Targeting the same school community interviewed and observed during this Master Course, we hope that in the future we will be able to suggest and propos measurements to improve the limitations of the appliance of TIC in the State School Raphael Serravalle, Bahia.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (TIC na Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/6306
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie040051_tm.pdf123,41 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE