Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Belas Artes (FBA) >
FBA - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/632

Título: Questões de género em educação artística:a(s) narrativa(s) de vida como contributo(s) para os estudos sobre mulheres:Maria Almira Medina, as várias faces de uma artista educadora
Autor: Dias, Carla Susana Aparício, 1978-
Orientador: Fróis, João Pedro, 1957-
Palavras-chave: Educação artística
Género
Feminismo
Narrativas de vida
Teses de mestrado
Issue Date: 2009
Resumo: As narrativas de vida como metodologia própria, têm sido um meio privilegiado de reconstituir os estudos sobre mulheres'. Neste trabalho, indagamos a existência (ou não) de campos artísticos predominantemente femininos' ou masculinos', para atentarmos sobre a variabilidade de conceitos como os de: género', sexo' e feminismo'. Considerando estas indagações como questões teóricas' que reflectem uma necessidade de consciencialização e aprofundamento do individual e do colectivo, procurámos a resposta' de autoras(es) dos mais diversos campos científicos, colocando, várias das denominadas questões de género'. A partir destes estudos (gerais) do feminino' e do feminismo' concentrámo-nos em perspectivas concretas da educação artística, encontrando, nomeadamente nas perspectivas de Georgia Collins e Renee Sandell a diferença sexual binária' como possibilidade de complementaridade' dos aspectos transcendentes (ligados ao masculino) e imanentes (ligados ao feminino) como partes constitutivas de todos os indivíduos. Nesta perspectiva, explora-se a possibilidade de potenciar práticas em educação artística mais efectivas do ponto de vista da valorização' de cada indivíduo como género' diferenciado dos demais, explorando os vários tipos de ensino em que esta assumpção pode ser aplicada. Depois de escutar' também os ecos portugueses' de Teresa Joaquim, Eugénia Vasques, Teresa Pinto, Maria José Magalhães (e outras) estas questões' são, por fim, contextualizadas através do percurso de vida' de uma artista e educadora (Maria Almira Medina) que, tendo experienciado várias realidades pessoais, sociais e políticas, pôde espelhar e acrescentar novos dados aos estudos sobre mulheres em Portugal
Descrição: Tese de mestrado, Educação artistica, 2010, Universidaded de Lisboa, Faculdade de Belas Artes
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000579423
http://hdl.handle.net/10451/632
Appears in Collections:FBA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
22759_ULFBA_TES341.pdf54,88 MBAdobe PDFView/Open
22760_ULFBA_TES341_CAPA.JPG184,16 kBJPEGThumbnail
View/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE