Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/634
Título: Oportunidades através da fotografia:do first exposures ao projecto Focus:apresentação de um estudo de caso e proposta de projecto
Autor: Reis, Cristina de Meneses Santos Loureiro
Orientador: Andrade, Pedro, 1954-
Palavras-chave: Fotografia
Educação artística
Projecto Focus
First Exposures (São Francisco)
Teses de mestrado
Data de Defesa: 2009
Resumo: Neste trabalho é apresentado o processo de criação do Projecto Focus, programa de educação não-formal de fotografia, elaborado com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento positivo de jovens com idades entre os doze e os dezoito anos, e participar na prevenção do abandono escolar e na formação de melhores cidadãos. Essencial para a construção destas práticas foi o estudo efectuado sobre o programa First Exposures, de São Francisco, considerado como o modelo principal deste projecto. Com a fotografia, os alunos são encorajados a explorar a sua capacidade de expressão, criatividade e comunicação, desenvolvendo competências consideradas de aplicação transversal, bem como a sua auto-confiança e auto-estima. Através da criação de um ambiente seguro e de suporte, e das aproximações a temas relevantes, os alunos são conduzidos a reflectir sobre o impacto das suas atitudes e comportamentos, a um nível pessoal e global. O projecto tem uma forte componente social e humana, através no seu investimento no empoderamento dos jovens. À semelhança do First Exposures, e enquanto programa de educação não-formal, o Projecto Focus adopta o processo de mentorado
This paper presents the creation process of Projecto Focus. As a free nonformal photography teaching program, this project is aimed at contributing to the positive development of youth aged 12 to 18, supporting dropout prevention as well as the creation of better citizens. The case study on San Francisco's program First Exposures was essential in the shaping of these practices, and therefore is considered as the core model of this project. With photography, students are encouraged to explore their expressiveness, creativity and communication competencies, therefore acquiring several transferable skills and consequently developing their self-confidence and self-esteem. Through the creation of a safe and supportive environment and the approach to relevantthemes, students are led to project themselves and critically reflect on the impact of their attitudes and behaviors, at a personal and global level. The project has a strong human and social component, through its investment in youth empowerment. Similarly to First Exposures, and as a non-formal education program, Projecto Focus adopts the mentoring process
Descrição: Tese de Mestrado em, Educação Artística, 2010, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000578201
http://hdl.handle.net/10451/634
Aparece nas colecções:FBA - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
22735_ULFBA_TES336.pdf22,53 MBAdobe PDFVer/Abrir
22737_ULFBA_TES336_CAPA.JPG112,49 kBJPEGThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.