Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6348
Title: A organização do espaço nas primeiras escolas graduadas (décadas de 1870-1880)
Author: Silva, Carlos Manique da
Keywords: Escola graduada
Arquitetura escolar
Issue Date: 2009
Publisher: Assembleia Municipal de Sesimbra
Citation: Felgueiras, Margarida e Graça, Odete (2009). Escolas Conde de Ferreira. Marco Histórico da Instrução Pública em Portugal
Abstract: A consolidação da escola graduada no último terço do século XIX trouxe para a ordem do dia os principais problemas da organização escolar. Entre eles, o da configuração do espaço escolar. O que se procura, no fundamental, para as décadas de 1870-1880, é perceber de que forma o novo modelo organizacional afetou a conceção do espaço escolar. A análise de dois projetos de escolas graduadas (resultantes da iniciativa do município de Lisboa) vem demonstrar, por um lado, as potencialidades do modelo e, por outro lado, hesitações (sobretudo no respeitante à direção escolar); algo que resulta do facto de a própria ideia de escola graduada estar ainda em evolução no final de Oitocentos.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/6348
Appears in Collections:FPCE-UOE-HEEC- Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a organização do espaço.pdf897,14 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.