Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6348
Título: A organização do espaço nas primeiras escolas graduadas (décadas de 1870-1880)
Autor: Silva, Carlos Manique da
Palavras-chave: Escola graduada
Arquitetura escolar
Data: 2009
Editora: Assembleia Municipal de Sesimbra
Citação: Felgueiras, Margarida e Graça, Odete (2009). Escolas Conde de Ferreira. Marco Histórico da Instrução Pública em Portugal
Resumo: A consolidação da escola graduada no último terço do século XIX trouxe para a ordem do dia os principais problemas da organização escolar. Entre eles, o da configuração do espaço escolar. O que se procura, no fundamental, para as décadas de 1870-1880, é perceber de que forma o novo modelo organizacional afetou a conceção do espaço escolar. A análise de dois projetos de escolas graduadas (resultantes da iniciativa do município de Lisboa) vem demonstrar, por um lado, as potencialidades do modelo e, por outro lado, hesitações (sobretudo no respeitante à direção escolar); algo que resulta do facto de a própria ideia de escola graduada estar ainda em evolução no final de Oitocentos.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/6348
Aparece nas colecções:FPCE-UOE-HEEC- Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
a organização do espaço.pdf897,14 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.