Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6413
Título: Ver e inovar: Actividades experimentais em ciências físico-químicas
Autor: Silva, Maria Albertina
César, Margarida
Palavras-chave: Cegos
Educação formal
Físico-química
Actividades experimentais
Adaptações curriculares
Inovação
Data: 2005
Citação: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, número extra
Resumo: Discute-se o papel das adaptações curriculares que permitem a alunos cegos usarem outros sentidos (audição, olfacto) para puderem participar nas actividades experimentais desenvolvidas em aulas de Físico-Química, do 3.º ciclo do ensino básico. Assumindo uma abordagem interpretativa e um design de estudo de caso, os participantes são alunos de duas turmas do 8.º ano de escolaridade e a respectiva professora desta disciplina. Os instrumentos de recolha de dados incluem a observação, questionários, entrevistas, protocolos dos alunos e recolha documental. O tratamento e análise de dados baseou-se numa análise de conteúdo narrativa e em estatística descritiva. Os resultados salientam a importância deste tipo de adaptações, que permitem a alunos cegos e seus colegas de turma trabalhar colaborativamente, nas mesmas actividades experimentais.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/6413
ISSN: 1579-1513
Versão do Editor: ensciencias.uab.es/webblues/www/congres2005/material/comuni_orales/2_Proyectos_Curri/2_2/Silva_155.pdf
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIEDF - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Silva & César (2005).pdf5,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.