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Título: Deixem-me ser autónomo! Educando na e para a autonomia na disciplina de introdução à filosofia
Autor: Melro, Joaquim
Barata, Fernanda
César, Margarida
Palavras-chave: Filosofia
Atitudes
Práticas docentes
Trabalho projecto
Alunos
Participação
Sentido crítico
Issue Date: 2004
Citação: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, volume 11, número 9
Resumo: “Por que motivo temos que ter Filosofia?” – Eis a dolorosa questão com que é confrontada grande parte dos professores de Introdução à Filosofia. Se jamais se ouviu questionar a necessidade da Matemática ou da Física, ainda que os alunos lhes não nutram apreço, perguntamo-nos a razão de legitimar a cada momento o direito, o valor e a utilidade da disciplina que leccionamos. Persistiria tal perplexidade se fosse devidamente considerada a Lei de Bases do Sistema Educativo, os objectivos e finalidades do programa desta disciplina? Persistiria esta resistência se o aluno experimentasse e descobrisse em cada aula e na Filosofia um alicerce para, progressivamente, se desprender da menoridade e se afirmar como “ser maior”? Não será esta uma das exigências de uma educação que se quer capaz de preparar os alunos para o exercício da cidadania crítica e participativa? Considerando que só se mudam atitudes transformando as práticas de sala de aula, a presente comunicação discutirá propostas de actividades inspiradas em metodologias de trabalho de projecto, mostrando os resultados que urge implementar práticas de sala de aula que desafiem e ponham em acção o aluno enquanto investigador, interpelador crítico e atento dos saberes e das problemáticas eminentemente humanas.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/6416
ISSN: 1138-1663
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Artigos em Revistas Internacionais

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