Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6425
Título: Interacções entre pares e estatística: Contributos para o estudo do conhecimento instrumental e relacional
Autor: Carvalho, Carolina
César, Margarida
Palavras-chave: Estatística
Interacção entre pares
Conhecimento instrumental e relacional
Mobilização de competências
Data: 2001
Citação: Quadrante, volume 10, número 1, Número temático: Ensino e aprendizagem da estatística
Resumo: Pretendemos analisar o modo como os alunos mobilizam os conhecimentos estatísticos relacionados com os conceitos de média e mediana. Vários autores afirmam que os alunos aprendem a utilizar conhecimentos de forma instrumental, mas não são capazes de o fazer de forma relacional, ou seja, limitam-se a adquirir competências computacionais. Por outro lado, a investigação recente no domínio da psicologia social genética e da investigação sócio-cultural tem realçado o papel que as interacções sociais desempenham nos processos de apropriação e mobilização de saberes e competências, por parte dos alunos. A análise das estratégias de resposta de 136 díades a uma tarefa de Estatística (7º ano de escolaridade) revelou que a maioria dos alunos não apresenta dificuldades no cálculo da média e da mediana. Contudo, se efectuarmos uma análise de tipo qualitativo, verificamos que os argumentos que os alunos utilizam possuem níveis diferentes de compreensão destes dois conceitos: a média está mais frequentemente associada a um conhecimento relacional do que a mediana, como se pode observar através dos excertos de interacções que apresentamos.
We intend to analyse how pupils mobilise statistical knowledge related to the concepts of mean and median. Several authors state that pupils learn to use knowledge in an instrumental way but are not capable of using it in a relational form, that is, they simply acquire computational competencies. On the other hand, recent research in the field of social genetic psychology and socio-cultural research has stressed the role social interactions play in pupils’ processes of appropriation and mobilisation of knowledge and competencies. The analysis of the response strategies of 136 dyads regarding a Statistics task (7th grade) showed that most pupils do not have difficulties in calculating the mean and the median. However, a qualitative analysis reveals that the reasons pupils use imply different levels of understanding of these two concepts: the mean is more frequently associated with a relational kind of knowledge than the median, as we can see from the excerpts of the interactions we present.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/6425
ISSN: 0872-3915
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIEDF - Artigos em Revistas Nacionais

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