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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6427

Título: Educação formal de adultos e cidadania: Contributos da educação ambiental para percursos de participação e inclusão
Autor: Courela, Conceição
César, Margarida
Palavras-chave: Educação de adultos
Currículo em alternativa
Educação ambiental
Trabalho colaborativo
Trabalho de projecto
Issue Date: Dec-2008
Editora: Edições Afrontamento e CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativa
Citação: Educação, Sociedade & Culturas, Número 27, Número temático: Jovens, percursos e transições: Em instituições e comunidades educativas
Resumo: Em educação formal de adultos pouco escolarizados o trabalho de projecto colaborativo adequa-se à Educação Ambiental (EA) orientada para a sustentabilidade, podendo contribuir para o debate e a participação dos estudantes nas comunidades escolar e social. Este trabalho insere-se no projecto Interacção e Conhecimento, que estuda e promove as interacções sociais em cenários de educação formal. Consiste num projecto de investigação-acção, em que desenvolvemos um currículo em alternativa ao SEUC (3º ciclo), seguido de quatro anos de follow up. Assumimos uma abordagem interpretativa/qualitativa, historico-culturalmente situada, de inspiração etnográfica. Na recolha de dados destacam-se a observação participante, entrevistas e técnicas de inspiração projectiva. Apresentamos um estudo de caso, em que os participantes se assumem como agentes de sensibilização/educação ambiental, construindo vivências que contribuíram para o desenvolvimento da cidadania, facilitando a sua inclusão social.
Dans l’éducation formelle d’adultes peu habilités le travail de project collaboratif est bien adapté à l’Edyucation Environmental (EE) orientée vers la sustanabilité, qui peut contribuer pour le debat et la participation des étudiants des communautés scolaire et social. Ce travail fait partie du project Interaction et Connaissance qui étudie et implemente les interactions socialles dans des scenarios d’éducation formelle. Il consiste d’un project de recherche-action dans lequel nous avons développé un curriculum en alternative au SEUC (3ème cycle), suivi d’un follow up de quatre ans. Nous avons choisi un approche interpretatif/qualitatif, situé historique et culturellement, d’inspiration éthnographique. Dans la collection des donnés nous avons privilegié l’observation participante, les entretiens et les techniques d’inspiration projective. Nous présentons un étude de cas dans lequel les participants se prennent comme des agents de sensibilization/éducation environmentale, construisant des expériences qui contribuent pour le développement de la citoyenneté, rendant plus possible leur inclusion socialle.
In poor literate adults’ formal education collaborative project work is adapted to Environmental Education (EE) oriented towards the sustainability, contributing to the debate and to students’ participation in school and social communities. This work is part of the project Interaction and Knowledge that studies and promotes social interactions in formal education scenarios. It is an action-research project in which we developed an alternative curriculum to ESCU (3rd cycle), including four years of a follow up. We adopted an interpretative/qualitative approach, historically-culturally situated, inspired in ethnographic methods. As collecting data instruments we mainly used participant observation, interviews and tasks inspired in projective techniques. We present a case study in which the participants acted as agents for environmental education/awareness and for sustainability. These participants developed experiences that contributed to the development of citizenship facilitating their social inclusion.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/6427
ISSN: 0872-7643
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Artigos em Revistas Nacionais

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