Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Belas Artes (FBA) >
FBA - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/644

Título: A linguagem plástica dos desenhos de D. Carlos I : estudo de desenhos a lápis - carvão e pena - tinta-da-china
Autor: Leal, Anabela Batista Marques, 1965-
Orientador: Pedro, António, 1953-
Palavras-chave: Desenho
Carvão
Pena
Tinta-da-China
Naturalismo
Marinha
Paisagens
Teses de mestrado
Issue Date: 2009
Resumo: O trabalho que se apresenta, tem como objectivo dar a conhecer e divulgar os numerosos desenhos que D. Carlos I realizou a Carvão I Lápis e a Pena I Tinta-da-china, de modo a se poder aprofundar o estudo da sua obra artística nomeadamente no que se refere a área do desenho. Após recolha dos elementos nas diferentes fontes, sua organização, tratamento e selecção, redacção do estudo e respectiva explicação numa determinada estrutura organizativa do material investigado, dividimos o material recolhido em seis temáticas diferentes: Marinhas, Paisagens, Retrato, Costumes, Animais e Diversos. Nascido e educado para ser rei, D. Carlos I demonstrou desde pequeno grande vocação e gosto pela área artística, em particular, pelo desenho. Estimulado nesta prática pelo seu pai e seu avô, recebeu também, uma esmerada educação no domínio das artes plásticas que contribuíram para o seu crescimento e reconhecimento individual como artista. Teve os melhores mestres de então como seus professores e destacou-se entre os artistas
da sua época não só pela originalidade e qualidade de muitos dos seus trabalhos, alguns deles até galardoados em diversos certames, como também, pelo facto de ter encontrado e definido a sua própria maneira de estar perante a arte conseguindo adquirir, espontaneamente, um estilo muito próprio. Dedicou-se com entusiasmo a fotografia e realizou muitos apontamentos e desenhos de campo que traduzem bem a sua ligação a natureza e seus efeitos e ao naturalismo enquanto forma de expressão. D. Carlos teve grande paixão pelo mar e pelas paisagens do Alentejo mas teve também vasta predilecção pelo desenho. Embora tenha tido uma vida breve, deixou uma obra artística vasta e perene. E foi, provavelmente, um dos artistas, que melhor soube representar a paisagem portuguesa.
Descrição: Tese de mestrado, Desenho, 2009, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes
URI: http://hdl.handle.net/10451/644
Appears in Collections:FBA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
18273_ULFBA_TES305_CAPA.JPG473 kBJPEGThumbnail
View/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18274_ULFBA_TES305_CAPA.JPG473 kBJPEGThumbnail
View/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18275_ULFBA_TES305.pdf12,78 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18276_ULFBA_TES305_ANEXO I.pdf11,59 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
18277_ULFBA_TES305_ANEXO II.pdf29,69 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia