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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6455

Title: Literacias e construção de conhecimentos académicos em educação formal de adultos
Authors: Courela, Conceição
César, Margarida
Keywords: Literacias
Educação formal
Adultos
Currículo em alternativa
Issue Date: 2007
Publisher: SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Citation: Investigar em Educação, número 6/7, 2007-2008
Abstract: O desenvolvimento da literacia geral e de literacias específicas, como a ecoliteracia, relaciona-se com as habilitações académicas, bem como com os diversos cenários educativos e profissionais em que se participa. Apresentam-se os contributos de um currículo do 3º ciclo do ensino básico recorrente, em alternativa ao SEUC, para o desenvolvimento das literacias dos estudantes e outros participantes, das comunidades escolar e social. Realizámos um projecto de investigação-acção, seguido de quatro anos de follow up. Após a conclusão do projecto de investigação-acção, este constitui-se como um estudo de caso intrínseco. A investigação insere-se no paradigma sócio-crítico, sendo histórico-culturamente situada, de inspiração etnográfica. São participantes os estudantes e professores da turma e elementos das comunidades escolar e social. Os principais instrumentos de recolha de dados são a observação, entrevistas semi-estruturadas e tarefas de inspiração projectiva. O processo de (co)construção curricular, associado a práticas pedagógicas colaborativas, proporcionou o desenvolvimento da literacia dos participantes.
Le dévelopment de la littéracie générale et de littéracies spécifiques, comme l’écolittéracie, est en rapport avec les niveaux académiques, et de même avec les différents scénarios éducatifs et professionnels où l’on participe. On présente les contributions d’un curriculum du 3ème cycle de l’enseignement primaire d’adultes, en alternative au SEUC, pour le développment dews littéracies des étudiants et des autres partcipants des communautés scolaire et sociale. Nous avons réalisé un project de recherche-action, suivi de quatre annés de follow up. Après la fin du project de recherche-action, celui-ci se présent comme une étude de cas intrinsèque en soi. La recherche se situe dans le paradigme socio-critique, étant historiquement et culturellement située avec une inspiration ethnographique. Ces participants sont les étudiants, les professeurs du cours et les éléments des communautés scolaire et sociale. Les principaux instruments de récolte de donnés sont l’observation, les interviews demi-structurées et les tâches d’inspiration projective. Le processus de (co)construction curriculaire, associé à des pratiques pédagogiques collaboratives, a permis de développment de la littéracie des participants.
The development of general literacy and specific literacies, such as ecoliteracy, is related with students’ education, as well as with the different educational and professional settings in which they take part. We present the contributions of a curriculum for the third cycle of basic recurrent education as an alternative to TSCU, in order to develop students’ and other participants’ literacies. An action-research project was developed followed by a four year follow up. After finishing this action-research project, it became an intrinsic case study. This project was developed assuming a social-critic approach, historically-culturally situated, inspired in ethnographic methods. The participants were the students and the teachers of the class, as well as some elements of the school and the social community. Observation, semi-structured interviews and tasks inspired in projective techniques were the main instruments used to collect data. This process of curricular co-construction, associated with collaborative practices, fostered the development of the participants’ literacy.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/6455
ISSN: 1645-7587
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