Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6498
Título: Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecido
Autor: César, Margarida
Camacho, Helena
Marcelino, Teresa
Palavras-chave: Desenvolvimento cognitivo
Sucesso escolar
Meios desfavorecidos
Desempenhos escolares
Data: 1991
Editora: Instituto Piaget
Citação: Aprendizagem e Desenvolvimento, volume III, número 13/14
Resumo: Este trabalho pretende relacionar os resultados obtidos numa prova colectiva de desenvolvimento cognitivo - ECDL - Echelle Collective de Développement Logique - com alguns índices de sucesso escolar. Foi utilizada uma amostra de um meio sócio-culturalmente desfavorecido, o que permite comparar estes resultados com outros de estudos anteriores, realizados em meios com características diferentes.Os resultados mostram, como seria de esperar, que o desenvolvimento cognitivo evolui em função da idade. Porém, num meio desfavorecido há menor número de sujeitos que atingem o estádio das operações formais. Nesta amostra não encontrámos uma relação tão forte, como em estudos anteriores, ente o desenvolvimento cognitivo e o sucesso escolar.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/6498
ISSN: 0871-5416
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIEDF - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
César,Camacho, & Marcelino (1991).pdf4,3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.