Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6498
Title: Desenvolvimento cognitivo e sucesso escolar num meio sócio-culturalmente desfavorecido
Authors: César, Margarida
Camacho, Helena
Marcelino, Teresa
Keywords: Desenvolvimento cognitivo
Sucesso escolar
Meios desfavorecidos
Desempenhos escolares
Issue Date: 1991
Publisher: Instituto Piaget
Citation: Aprendizagem e Desenvolvimento, volume III, número 13/14
Abstract: Este trabalho pretende relacionar os resultados obtidos numa prova colectiva de desenvolvimento cognitivo - ECDL - Echelle Collective de Développement Logique - com alguns índices de sucesso escolar. Foi utilizada uma amostra de um meio sócio-culturalmente desfavorecido, o que permite comparar estes resultados com outros de estudos anteriores, realizados em meios com características diferentes.Os resultados mostram, como seria de esperar, que o desenvolvimento cognitivo evolui em função da idade. Porém, num meio desfavorecido há menor número de sujeitos que atingem o estádio das operações formais. Nesta amostra não encontrámos uma relação tão forte, como em estudos anteriores, ente o desenvolvimento cognitivo e o sucesso escolar.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/6498
ISSN: 0871-5416
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
César,Camacho, & Marcelino (1991).pdf4,3 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.