Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6564
Título: Comunidades Virtuais de Aprendizagem.Traços, perspectivas de estudo e desafios às instituições educativas
Autor: Costa, Fernando Albuquerque
Palavras-chave: Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Aprendizagem
Ambiente Virtual
Data: 2012
Editora: CED/UFSC
Citação: COSTA, Fernando (2012). Comunidades Virtuais de Aprendizagem.Traços, perspectivas de estudo e desafios às instituições educativas. Revista Perspectiva (CED/UFSC). v. 30, n.1, jan./abr. 2012. 59-75.
Resumo: Este artigo visa perspectivar o conceito de Comunidade Virtual de Aprendizagem à luz do conjunto de referências teóricas que nos últimos anos foram sendo mobilizadas para conceptualização, organização e desenvolvimento de comunidades de aprendizagem. Apesar da componente social não ser coisa nova na discussão sobre a função da escola e das instituições educativas, reflete-se também sobre a aprendizagem que é realizada com o recurso a ambientes virtuais e os novos desafios que a dimensão tecnológica vem colocar a essas instituições. Para além de uma introdução inicial em que se apresenta e se situa a problemática das comunidades de aprendizagem, são depois abordadas algumas das mais significativas dimensões do conceito e perspectivado o seu estudo ao longo do tempo desde os trabalhos fundadores de Vygotsky. O texto termina com alguns desafios que a ideia de comunidade de aprendizagem coloca à escola, nomeadamente em um tempo em que as tecnologias digitais e em rede trouxeram trazer novos horizontes à sua função primeira: a da educação das novas gerações.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/6564
ISSN: 0102-5473
2175-795X
Versão do Editor: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/24743
Aparece nas colecções:IE - GIETS - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
(2012)COSTA,F(ComunidadesVirtuaisAprendizagem)Perspetiva.pdf7,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.